>
Está em... início
Informação Cultural
Attero by Bordalo II Primeira grande Exposição do Artista a Nível Nacional
Informação Cultural
Attero by Bordalo II Primeira grande Exposição do Artista a Nível Nacional

Após alcançado vasto reconhecimento internacional, BORDALO II apresenta em território nacional a sua primeira grande exposição em nome próprio: "ATTERO" (*).
A inauguração do evento, que será muito mais abrangente do que somente a mostra do seu trabalho, acontece no dia 4 de novembro pelas 16H00. A exposição permanecerá aberta até dia 26 do mesmo mês, num armazém localizado no Beato, mais precisamente na Rua de Xabregas, número 49.
A entrada é gratuita.
Não é por acaso que "ATTERO" foge ao circuito de galerias e museus. Como uma extensão do posicionamento do artista ao longo da sua carreira, e fomentando uma descentralização da atividade artística em Lisboa, com "ATTERO", o artista abre as portas do seu atelier e convida-nos a entrar no seu mundo.
Esta mostra promoverá uma retrospectiva pelos corpos de trabalho que o artista desenvolveu até hoje: criações feitas de lixo que é transformado pela mão e visão de BORDALO II em algo maior. Um incontornável comentário à nossa sociedade consumista e à forma como exploramos, muitas vezes de forma abusiva, os recursos que a Natureza nos dá. Inevitavelmente, o visitante será convidado a reflectir sobre o seu próprio papel enquanto actor na sociedade em que se insere.
"ATTERO" integrará peças de diferentes escalas, novas abordagens resultantes da exploração de novos media, e peças da sua mais marcante série "Big Trash Animals".
Ao longo das três semanas do evento está previsto um conjunto de iniciativas paralelas, que pretendem ser veículo de transmissão do manifesto ambiental que BORDALO II foca no seu trabalho. Entre as várias iniciativas, destacamos:
- Construção de peças da série “Big Trash Animals” em várias áreas da cidade;
- Visita guiada à exposição pelo artista, pela curadora e/ou convidados de diferentes áreas;
- Visitas guiadas direccionadas a escolas (primárias e secundárias);
- Tertúlia / Conversa com o artista e outros;
- Projecção do documentário “Bordalo II - A Life of Waste” com presença dos realizadores Trevor Whelan e Rua Meegan;
- Workshops;
- Lançamento de Livro (sessão de autógrafos).
Nota: O calendário destas iniciativas paralelas será divulgado brevemente.
Este evento tem a curadoria de Lara Seixo Rodrigues (Mistaker Maker), é patrocinado por 1908 Lisboa Hotel, Feeders e Villa de Santa Ana - Hotelaria e Turismo. ATTERO by BORDALO II conta com o apoio do Ministério do Ambiente, da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia do Beato, doTurismo de Lisboa, doICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, daQuercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. O design gráfico é da equipa Desisto.
(*) _ ATTERO é o termo em latim para "desperdiçar".
Sobre BORDALO II:
Artur Bordalo (Lisboa, 1987) é hoje reconhecido por BORDALO II, nome artístico que escolheu como homenagem ao avô, promovendo uma continuidade e reinvenção do seu legado artístico.
A sua juventude desenrolou-se, precisamente, entre as horas passadas na companhia do avô, o pintor Real Bordalo e a sua incessante paixão pelas aguarelas, e as aventuras em torno do graffiti ilegal no submundo da cidade de Lisboa.
Afirma que os três anos que frequentou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, lhe permitiram a descoberta da escultura e a experimentação de uma variedade de materiais que o distanciaram da pintura, que o levou até lá.
O espaço público viria a ser o palco eleito para as suas explorações de cor e escala e a plataforma onde, gradualmente, foi transformando os seus hábitos e canalizando as suas vivências na construção e desenvolvimento do seu trabalho artístico, que se foca actualmente no questionamento da sociedade materialista e gananciosa de que faz (também) parte.
A produção excessiva de ‘coisas’ ou o consumo exagerado, que resulta na contínua produção de ‘lixo’ e consequentemente, na destruição do nosso Planeta, são os temas centrais da sua produção artística. Esse ‘lixo’, assume-se como a inusitada e singular matéria-prima que usa na construção das peças de pequena ou grande escala que tem espalhado um pouco por todo o mundo e que acima de tudo, pretender ser, veículo de um manifesto universal.
Factos:
Nº de Anos de Actuação: 4
Nº de Big Trash Animals: 88
Total de Desperdícios Reutilizados: 28 toneladas (estimativa)
Nº de Países de Actuação (fora de Portugal): 18
Nº de Continentes de Actuação: 3 Continentes
Pavilhão da exposição: 650m2
Estudo de Impacto Mediático* by CISION:
494 notícias
AVE** : 2.3 M
Alcance: 94 M
Favorabilidade média: Muito Positiva (4.6)
* Relativo ao ano de 2016. Meios Nacionais e Internacionais analisados: TV, Online, Rádio e Imprensa Escrita.
** AVE: Advertising Value Equivalent
Mais informações:
"ATTERO" by BORDALO II
Rua de Xabregas 49, Beato
1900-439 Lisboa.
Inauguração a 04 de Novembro, das 16h00 às 21h00.
Exposição de 04 a 26 de novembro. Aberto de Quarta a Domingo, das 14H00 às 20H00.
Entrada gratuita.
Entidades:
Curadoria:
Lara Seixo Rodrigues
Produção:
Mistaker Maker
Patrocinadores:
1908 Lisboa Hotel
Feeders
Villa de Santa Ana - Hotelaria e Turismo
Apoios Institucionais:
Ministério do Ambiente
Câmara Municipal de Lisboa
Junta de Freguesia do Beato
Turismo de Lisboa
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
Design Gráfico:
Desisto