>
A aldeia de Odeleite viveu, na passada sexta-feira, “Encontros com o Acordeão”. A iniciativa, da Empresa Municipal NovBaesuris e Câmara Municipal de Castro Marim, juntou cerca de 150 pessoas na Casa de Odeleite e teve por objetivo dinamizar este espaço e reavivar as tradições do território, nomeadamente a musicalidade do acordeão.
A Casa de Odeleite foi apresentada e aberta ao público em 2012, depois de ser totalmente remodelada, numa obra levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Marim. No início do século passado foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da região e a casa mais rica da freguesia. Agora é umespaço de exposição e documentação com arquivo gastronómico e loja de produtos regionais. Espaço cultural por excelência no concelho de Castro Marim, a Casa de Odeleite recria o ambiente de cada uma das suas divisões, desde a adega à casa do forno, passando pela sala de costura e quartos dos proprietários.
O serão, pautado de alegria e boa disposição, foi animado pelos acordeonistas Sérgio Conceição e João Pereira.
“Esta é também uma ótima forma de quebrar o isolamento e promover o convívio e o bem-estar daqueles que vivem em populações mais afastadas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinhado que para o próximo ano, no âmbito da Cultura, a sua intenção é criar um clube de fãs de “bailes de acordeão” e atribuir a iniciativa destes convívios musicais às populações locais, com o apoio da autarquia.