17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Areias e nozes de Cascais candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® - Votação em curso

 

 

A partir de ontem, 27 de junho, e durante os meses de julho e agosto, é possível votar para eleger as Areias e Nozes de Cascais como Maravilhas Doces de Portugal. A votação decorre em direto, ao longo de 20 programas a exibir pela RTP, sendo apurado um doce pré-finalista em cada um. A gala finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1 em horário nobre.

 

Selecionados por um painel de especialistas constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas, os doces de Cascais integram a lista final de 140 doces nomeados a partir de 907 candidaturas de todo o país

 

 

Uma seleção difícil que, na opinião de Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas ajuda a conhecer o país: “Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura.

 

Características da zona e muito procuradas localmente mas também a nível internacional, as Areias e Nozes de Cascais precisam, agora, do apoio do público, a quem se pede uma forte participação. Cascais tem cerca de 210 mil habitantes e milhares de embaixadores. Bastará uma chamada de cada um para fazer a diferença.

 

Para votar nas Areias de Cascais deve ligar-se 760 107 120 

Para votar nas Nozes de Cascais deve ligar-se 760 107 123 (As chamadas têm o custo de 0,60€ + IVA)

 

Os 140 doces vão estar a votação por parte do público em 20 programas a emitir em direto pela RTP durante o dia nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais. Uma

novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

 

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

Durante os programas haverá ainda “um concurso dentro do concurso”. Fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal, a lista de 140 doces vai servir de inspiração aos jovens candidatos à profissão de pasteleiro para a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos de Portugal. Uma forma forma de “estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal”, acrescenta Luís Segadães.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 27 de setembro de 2022 – 19:59:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...