O Festival do Jazz terminou em apoteose com o cabeça de cartaz brasileiro Jorge Ben Jor, antecedido neste palco por Jéssica Pina e no Parque Marechal Carmona por Francisco Gomes Trio.
O arranque no Parque Marechal Carmona teve em palco o trio de Jazz liderado por Francisco Gomes na bateria, Hugo Lobo no piano e Rodrigo Correia no contrabaixo.
Os seus temas foram abordando grandes clássicos do Jazz e Blues:
Bolivia (Cedar Walton)
Hindsight (Cedar Walton)
Without a Song (standard de jazz/versão do Cedar Walton)
Reflections (Thelonious Monk)
Satin Doll (standard de jazz/versão do Cedar Walton)
C Jam Blues (Duke Ellington/versão do Oscar Peterson)
Já no palco principal, a primeira artista a subir foi a portuguesa Jéssica Pina, com um ritmo muito próprio com o seu trompete e voz, acompanhada por bateria e teclado.
A entrada de Jorge Bem Jor foi em alta trazendo consigo uma bandeira portuguesa e brasileira. Nas suas palavras iniciais invocou a pausa que todos tivemos devido à pandemia e a alegria de estarmos todos juntos a celebrar, após dois anos de paragem.
Da parte do público, este aqueceu no primeiro minuto da subida ao palco de Jorge Ben Jor levantando das cadeiras e a dançar enquanto o artista e a sua banda tocavam em palco. Esta banda foi composta por Jorge Bem Jor na voz e guitarra, bateria, percussão, trombone de vara, teclado, flauta, percussão, baixo e bateria.
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre
clique nas imagens para visualizar mais imagens
Jorge Ben Jor
Jéssica Pina
Francisco Gomes Trio