18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Sofia Caessa Güerne apresenta “Quem tem Medo do Halloween?”

 

 

Fomos à descoberta de um livro cujo lançamento decorre por ocasião do Halloween, em que a sua autora desmistifica as personagens e mostra que nem todos são maus como se pensa. Por trás da aparência de cada um há uma pessoa boa e todos e somos diferentes.

 

 

Sofia Caessa Güerne, é uma talentosa escritora que já conta com a sua terceira obra destinada a crianças. Antes de “Quem tem Medo do Halloween?” já lançou com sucesso o “Augui e as Lágrimas Sem Fim” e “Augui e o Mistério do Vale das Fadas”. Este novo livro conta com as ilustraçõesde Mafalda Claro, também uma jovem e talentosa artista.

 

Tem dedicado a sua vida às crianças, tanto em ateliers criativos, como num projecto que desenvolveu na Bélgica a “Little Film Academy”, baseado em cursos e ateliês de cinema e escrita criativa para crianças.

 

Embora seja de naturalidade portuguesa, passou por países que a inspiraram, como a já referida Bélgica, Brasil e EUA.

 

Regressa a Portugal, e lança estes livros da também jovem editora Lêleh Land, agora com uma plataforma electrónica disponível (https://leleh-land.com) onde se poderão encontrar estes títulos para compra online e outras informações. A linha que a editora traçou é que os seus livros não recorrem nem ao conflito nem ao medo nos seus textos, mas sim o oposto: a transmissão dos valores humanos e com personagens a mostrar a realidade e a beleza da vida.

 

A saúde não lhe tem sorrido da melhor forma. Já lutou e venceu uma situação de cancro, estando agora a recuperar de uma segunda incidência.

 

Tem também a Hora do Conto, onde preenche o seu tempo a contar histórias para as crianças.

 

Os seus dois filhos também lhe servem de inspiração, vamos ver esta questão e outras na breve conversa que tivemos com a autora.

 

AMMA – Como teve início a sua paixão para a interacção com as crianças através de histórias?

Em 2001 fui para Nova Iorque estudar no Lee Strasberg Theatre Institute e no período de 5 anos em que vivi nos Estados Unidos trabalhei num jardim de infância Montessori.

Há cerca de oito anos fui viver para Bruxelas e propuseram-me dar um ateliê de escrita criativa para crianças. Tinha tido experiência a trabalhar com crianças, mas não num regime de ensinar algo específico. Foi intimidante, mas o ateliê correu muito bem e as crianças gostaram muito. Foi maravilhoso ver a criação de histórias e personagens, ver a imaginação e a criatividade no seu estado mais puro. Aprendi muito e apaixonei-me por esse momento de dar uma pequena semente e vê-la florescer. Inspirou-me ver crianças que não tinham motivação nem interesse na escrita escreverem histórias fantásticas e originais. Um ano depois essa mesma associação cultural contratou-me para fazer um ateliê de cinema. A experiência foi tão maravilhosa que passado um ano tinha fundado uma escola de cinema para crianças.

 

 

AMMA – Quando “nasceu” o seu primeiro livro, qual foi a principal emoção que sentiu?

O primeiro livro “Augui e as Lágrimas Sem Fim” foi uma história que escrevi para oferecer à minha avó. Na altura vivia nos Estados Unidos e não tinha muito contacto com a minha avó por isso achei que ela merecia uma prenda especial e feita por mim. Escrevi a história a lembrar-me de momentos especiais vividos entre neta e avó. Momentos nossos em que passávamos tempo na natureza a colher frutos. Como não sabia ilustrar, fiz uns desenhos muito básicos em Powerpoint. Encadernei o livro à mão e enviei-o para a minha avó. Essa foi a semente da personagem Augui que representa as avós, a ligação única entre avó/avô e netos, às memórias que não desvanecem no tempo. Este livro é uma homenagem à minha avó, à dedicação e ao amor que ela nutriu por mim, às lições que aprendi com ela, aos momentos que vivemos. Agora os meus filhos estão a criar esses momentos e memórias mágicas com os seus avós.

 

AMMA – Como a sua família, mais em concreto os seus filhos a inspiram nos seus temas?

Desejo que os meus filhos cresçam num ambiente cheio de amor, tolerância e respeito. O segundo livro da serie Augui (Augui e o Mistério do Vale das Fadas) fala da magia que está perdida e isso simboliza a inocência que se tem vindo a perder no mundo. Lembro-me da minha infância ser colorida com inocência, pureza e bondade. É certo que era outra época, sem tecnologia, sem tanta pressão social. Desejo para eles uma infância mais próxima da infância que tive o privilégio de ter. Tive o privilégio de ter crescido com uma família que me proporcionou uma infância feliz em que eu pude ser criança no sentido mais puro e bonito - deram-me as ferramentas para sonhar, imaginar, brincar. Esse livro mostra-nos valores que são extremamente importantes- o respeito, a coragem, o amor, a bondade, a paz- de uma forma explícita. Ou seja, para haver magia no mundo é preciso existir esses valores. O livro do Halloween, apesar de à superfície parecer uma história meramente divertida, fala-nos dos medos e mostra-nos facetas das próprias crianças e da vida. Quis escrever esta história para comunicar com os meus filhos que os monstros não são medonhos e que eles próprios têm medos, que o Monstro de Frankenstein, apesar de grande e intimidante, no fundo só quer ter um amigo. Essas personagens representam pessoas reais com quem os meus filhos (e as crianças) terão que se confrontar na vida. Para além dos livros publicados, invento histórias quando acho necessário passar uma mensagem de uma forma mais lúdica e menos frontal. Histórias que os fazem pensar e que os inspiram.

 

AMMA – A Hora do Conto ocupa-a durante grande parte do seu tempo livre. Mesmo assim é um elemento fundamental para a sua vida e carreira?

A Hora do Conto e a interação com as crianças são fundamentais. Para a minha carreira enquanto escritora e editora, é essencial estar em contacto com as pessoas que vão apreciar o meu trabalho porque é para elas que escrevo. Aprendo muito com estes eventos. Inspiram-me a escrever mais e melhor. E por vezes essa interação inspira uma criança a querer sonhar ser escritora. Na minha infância, apesar de ler muitíssimo, acreditava ser impossível ser escritora. Não me recordo nessa altura de ter conhecido uma escritora. Acredito que uma experiência assim teria engrandecido esse pequeno sonho de ser escritora. Felizmente tive uma professora que acreditava em mim e que me disse que um dia eu iria ser escritora. Para a minha vida pessoal é um privilégio contar uma história a crianças e ver os seus olhos a brilhar. Adoro trabalhar com crianças- é verdadeiramente inspirador e gratificante!

 

AMMA – Os problemas de saúde que tem tido, vencendo um cancro e estar a lutar contra o segundo também a fortaleceu como mãe e como escritora?

Eu não acredito que esteja a lutar contra o cancro pois uma luta é sempre algo negativo. Acredito sim que estou a trabalhar em conjunto com o cancro para me fortalecer enquanto mulher, para me conhecer mais profundamente e para mudar perspectivas e hábitos menos bons. Ter um diagnóstico de cancro em estado avançado com um filho de três anos e outro com ano e meio fez-me ver a vida de outra forma. Tornei-me uma mãe mais forte, mais confiante e que se esforça ainda mais para dar o seu melhor. Não sou perfeita e nunca o serei, mas aceitar a morte fez-me crescer e sentir ainda mais gratidão pela vida que tenho e pelos filhos que amo. Passar por dois cancros num espaço de três anos com energia e amor pela vida e pelos momentos do dia-a-dia fez-me acreditar em mim, nos meus sonhos, nas minhas capacidades como mãe, escritora e ser humano. Já tinha desistido do sonho de ser escritora (apesar de de ter trabalhado em artigos em revistas e como guionista), mas ter cancro e confrontar-me com a minha mortalidade fez-me acreditar em mim e seguir em frente. Talvez fosse a única oportunidade de concretizar esse sonho. Começar uma editora do zero, sendo mãe solteira e estando doente, não teria sido possível sem o apoio dos meus pais a nível emocional, financeiro e logístico. Agora como autora de três livros, desejo que a as minhas histórias inspirem e que possam, de uma forma pequenina, fazer a diferença em alguém. Gostaria muito de escrever um livro sobre o meu percurso com o cancro pois acredito que poderia ajudar muitas pessoas. Mas, cada dia de cada vez e cada projeto de cada vez.

 

AMMA – Com este seu novo trabalho, a ideia de desmistificar aquilo que aparentemente seria mau, mostrando o lado bom de cada personagem e da vida foi um grande desafio?

Não foi um desafio mostrar o lado bom de cada personagem pois todos nós temos essa dualidade. Mas, foi uma confirmação e aceitação de que, mesmo com as melhores intenções, todos nós julgamos precocemente, fazemos juízos de valor, temos medo do desconhecido. O castelo que o personagem visita representa o mundo- é grande, assustador, cheio de coisas e pessoas desconhecidas. Nem sempre temos vontade de “entrar no castelo”, mas com coragem podemos entrar e ver que afinal há tanta coisa boa e divertida dentro do castelo. Quis desmistificar esse preconceito que os monstros são maus, que os zombies nos comem vivos, que os lobisomens são agressivos. No fundo, temos todos momentos em que agimos assim e temos todos as mesmas necessidades básicas. As crianças são marotas, os adultos têm atitudes menos boas. Os pais que, nesta sociedade, andam exaustos a viver em piloto-automático parecem zombies e as crianças são como os lobisomens- são pessoas com instintos animais. Somos todos criaturas do Halloween e vivemos todos dentro deste grandioso castelo que por vezes parece e é mesmo assustador. Mas, com aceitação, compreensão e tolerância podemos interagir com maior harmonia e paz.

 

AMMA – O porquê do Halloween para o tema deste livro?

Eu fiz a maior parte da minha escolaridade obrigatória em escolas internacionais. O Halloween e o Thanksgiving foram celebrados na minha infância e eram as minhas referências culturais. Só com onze ou doze anos é que percebi que estas eram celebrações americanas e não portuguesas. Mas essas referências culturais ficaram enraizadas em mim.
 

AMMA – Na fase de concepção da obra escrita juntando a ilustração da Mafalda Claro foi uma tarefa fácil para ambas?

Este livro foi feito ao contrário. A Mafalda quando trabalhou comigo há uns anos fez estas ilustrações para uma história de uma outra escritora. Quando fui diagnosticada com cancro há três anos tive que suspender todos os projetos. Tinha as ilustrações- sou uma grande fã do trabalho da Mafalda- e ficava com um aperto no coração sempre que as via “sentadas” no computador. Não as podia usar com a história da outra escritora por isso as ilustrações tiveram paradas durante uns dois anos. Uma noite os meus filhos pediram-me para lhes inventar uma história. Adormeci ao lado deles e na manhã seguinte acordei às 6:00 com esta história na cabeça. Fui logo escrevê-la e perceber se dava para usar estas ilustrações com esta nova narrativa. O processo de desconstrução e construção das ilustrações foi muito engraçado e um grande desafio. No fundo, é um trabalho que faço nos ateliês de escrita criativa e foi muito divertido passar por esse processo. É fascinante ver como é que uma imagem pode ser interpretada de várias formas consoante as pessoas que a percepcionam. Felizmente a Mafalda gostou do projeto e avançamos com o livro.

 

AMMA – Quais são as faixas etárias de crianças com que mais costuma lidar nas suas actividades?

Nas horas do conto há crianças desde os 4 anos. Nos ateliês de escrita e cinema trabalho com crianças dos 8-12 anos de idade. São faixas etárias distintas e cada uma oferece desafios e aprendizagens diferentes.

 

 

AMMA – Agora com a loja online consegue chegar a um leque mais alargado de público. Prevê ter que fazer reedições em algum dos temas.

Isso seria fantástico! Mas, antes de pensar em reeditar, gostaria de ter os livros em inglês. Já foram pedidos versões em inglês, mas de momento não tenho recursos financeiros para essas edições.

 

AMMA – Já tem um quarto livro em preparação?

Há já um quarto livro pronto para ser editado. As ilustrações são também da Mafalda Claro e o livro é muito bonito. Chama-se “A Guardadora de Sonhos” e é sobre uma menina que vive nas nuvens e que anota num grande livro todos os sonhos que nós aqui na terra sonhamos. Escrever um livro sobre o poder e a magia do sonho era inevitável para mim. Sou uma grande sonhadora e acredito que nunca devemos desistir dos sonhos. Desejo lançar esse livro na primavera. Depois desse livro gostaria muito de trabalhar com outros autores e artistas.

 

AMMA – Finalizando a nossa conversa, quer deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Não deixar de sonhar- sonhos grandes e sonhos pequenos! Nunca sabemos quando chega o momento em que um sonho se concretiza. Tinha desistido do sonho de ser escritora e por uma adversidade grave este sonho concretizou-se. Ler um livro é algo muito poderoso. E ler para uma criança é verdadeiramente mágico.

 

Entrevista por: Pedro MF Mestre

 

Foto - Bárbara Araújo http://www.barbararaujo.com/
 
Editora -

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:33:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...