18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Um fim de semana com o Boxerpa

Em 2020, conhecemos o projecto Boxerpa (consulte aqui), uma Associação criada e sediada em Serpa, tendo por missão o ensino do Boxe, um desporto de combate, em conjunto com outras valências, como a preparação física de manutenção, com aulas de fitness, ginástica rítmica, musculação e outras.

 

Também está empenhado nas causas sociais participando, sempre que possível, de forma activa em grupos de trabalho relativos a prevenção contra a violência doméstica.

 

O projecto “Cuidar de Mim” - trabalho com pessoas portadoras de condições especiais - para além de outras causas que surjam e mereçam ser apadrinhadas pelo Boxerpa.

 

O seu mentor e treinador, Carlos Gaspar, iniciou esta atividade em 2011 ainda num barracão junto à sua residência. Posteriormente e com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, muda-se para as actuais instalações com três espaços apropriados para a prática destas modalidades.

 

Presentemente tem apoio autárquico - Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

 

Embora já tivesse tido apoio de particulares, sempre bem-vindo, tal já não se verifica presentemente.

 

Tem investido no equipamento necessário para ir mais longe na sua actividade de boxe, assim como em equipamentos de ginásio usados nos treinos deste desporto assim como pelos utentes da área não desportiva.

 

Em termos desportivos, é o primeiro clube federado de Boxe Olímpico em todo o Alentejo.

 

Mantém também a sua secção de Desporto Adaptado.

 

Em ambos os casos tem tido sucesso nesta caminhada, o que se reflecte nos diversos troféus que os seus atletas foram ganhando ao longo dos seus 12 anos de existência.

 

Aceitámos o desafio de acompanhar as actividades do Boxerpa ao longo de um fim de semana.

 

Logo pela manhã de sábado alguns dos seus elementos dirigiram-se ao Centro de Paralisia Cerebral (CPC) de Beja, para um treino adaptado à realidade dos cerca de 20 utentes presentes que puderam ter o seu primeiro contacto com o Boxe.

 

Na parte da tarde, mais um treino para apurar a técnica e manter a condição física.

 

O domingo não é só para descansar... ao fim da tarde mais duas horas de treino para continuar a aperfeiçoar o combate e ganhar resistência física e cardiorrespiratória.

 

Neste último treino do fim de semana, estiveram presentes elementos do Seven Fight & Fitness (Beja), os quais para além de participarem activamente neste treino, aprofundaram a ideia de uma eventual parceria entre as duas entidades, em relação à qual aguardamos algumas novidades para breve.

 

Para o mais fácil entendimento deste nosso trabalho, o mesmo será dividido em três partes, para tal clique em cada uma delas para visualizar:

 

- Actividade no CPC de Beja

- Treinos no Boxerpa

- Visão do Boxerpa com Carlos Gaspar 

 

Texto e Fotos: Pedro MF Mestre

(Álbuns fotográficos em Fotorreportagens)

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2024 – 21:36:09

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...