18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

1º Encontro de Pasteleiras do Livramento

 

O Dia 12 de Junho começou bem cedo para os 50 participantes do "1º Encontro de Pasteleiras do Grupo Recriativo Livramento Estoril Club" (GRLEC) integrado nas festas  dos Santos Populares - St.° António, organizado pelo GRLEC.

 

Dos 50 participantes, muitos vieram de vários pontos do país, desde Esposende, Caldas da Rainha, entre outros.

 

Aqui vemos bicicletas históricas, algumas com um valor histórico bastante elevado, conservadas com um brio único, caracterizadas pelas suas caixas de ferramentas e acessórios, com pequenos barris de bebida, as canecas de alumínio, cestos de distribuição de pão, algumas lanternas muito antigas, anteriores ao uso do dínamo, uma apetrechada com a sombrinha, entre tantas particularidades e histórias que todas elas contam.

 

Alguns participantes vieram vestidos a rigor, a revivalizar os tempos da primeira metade do século XX, assim como as décadas seguintes.

 

Este evento, para além de mostra histórica, passeio e convívio entre os participantes, teve uma componente cultural sendo proporcionada a visita a locais como Museu da Vila, Farol de Santa Marta, Casa de Santa Maria, para além das paragens técnicas para recuperar das pernas cansadas, como para abastecer o estômago com petiscos de comida e bebida para ter pedalada para a fase seguinte. Ouve sempre o acompanhamento cultural da banda “Concertinas do Vale do Tejo”, composta por acordeão, guitarra, voz e ainda tarola, proporcionando com a sua música, motivação para os tempos de convívio, assim como acompanhando os percursos a pé com as suas pasteleiras pela mão.

 

O percurso deste desfile começou no Livramento pelas 10h00, passou pela Praia da Poça em S. João do Estoril e levando a bicicleta pela mão até ao Estoril, onde se fez a primeira paragem de abastecimento e convívio. Neste paredão entre a Praia da Poça e Cascais, as bicicletas não poderam ser utilizadas a pedalar derivado à época balnear, por motivos de segurança.

 

Chegando a Cascais, toca a montar a bicicleta e vamos a caminho do Museu da Vila para uma visita, depois seguiu-se o Farol de Santa Marta e a Casa de Santa Maria, que são juntas. Deu-se uma volta pela Marina de Cascais e mais uma paragem de abastecimento.

 

Seguiu o cortejo para o Casino do Estoril, onde se descansou as pernas, os pés e recuperar do calor que se fazia sentir, e mais uma foto de grupo de todos os participantes como os elementos das entidades de apoio, presentes.

 

Vamos embora para a última fase do passeio, rumo ao Livramento, onde se chegou perto das 14h00, terminando o convívio com o almoço servido pelo GRLEC.

 

A organização deste evento esteve a cargo do GRLEC e dos seus colaboradores voluntários e do sócio José Nunes impulsionador deste evento.

 

Os apoios para além da organização foram dados pela Câmara Municipal de Cascais, União de Freguesias de Cascais e Estoril, Capitania do Porto de Cascais, AH Bombeiros do Estoril, Polícia Municipal, entre outros que proporcionaram um convívio cultural em que todos saíram satisfeitos.

 

Após o sucesso da primeira edição, aguardamos pela segunda.

 

Texto e Fotos: Pedro MF Mestre

 

 

clique na imagem para visualizar mais imagens

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 21:20:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...