13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

54º aniversário do Grupo Recreativo de Sto. António

 

O Grupo Recreativo  de Sto. António , associação desportiva e cultural , localizada na ex-freguesia da Aldeia de Paio Pires ,no Concelho do Seixal , comemorou há poucos dias (05 de março) mais um aniversário (54) cuja cerimónia contou ,como sempre, com a presença  das diversas instituições do dito concelho ,de entre outras, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Mistos do Concelho do Seixal , União das Freguesias  do Seixal , Arrentela  e Paio Pires , Associação das Colectividades do Distrito de Setúbal , Federação das Colectividades de Cultura e Desporto , Movimento Democrático das Mulheres , Associação dos Reformados ,Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal , Representantes  dos Partidos Políticos com Assento na Assembleia Municipal  do Seixal , Associação Benévola dos Dadores de Sangue do Concelho do Seixal ,  Representante da empresa Baía do Tejo e também o Presidente da Câmara Municipal  do Seixal ,Joaquim Santos , que, destacou parte da sua alocução em relação ao clube aniversariante  afirmando que  " temos que nos remeter para a Constituição da República Portuguesa que nos diz :  o  direito à  Cultura ,Desporto e Lazer deve ser uma máxima de todo o território e de todas as populações , e sabemos bem que no concelho do Seixal o principal veículo da Cultura , do Desporto  , do Associativismo e do Lazer ,têm sido as nossas colectividades. Por isso a aposta do Poder Local Democrático do 25 de Abril nesta grande força que são as colectividades, nesta grande força social que são estas instituições como é Grupo Recreativo de Sto. António , em cada bairro , em cada localidade, dão o melhor de si para poderem  oferecer mais expressão cultural , mais movimento desportivo , mais convívio e lazer associativismo , ao fim e ao cabo é esta força que faz a nossa comunidade", e mais à frente , reforçando esta tese, argumenta :" e por isso ficamos muito satisfeitos pela forma como estes dinheiros públicos foram utilizados , pois a Câmara Municipal endereçou à Direcção deste clube mais de oitenta e cinco mil euros para poder transformar  em beneficio para as nossas populações ,esta sede do clube, que,  está extraordinária , muitos parabéns pelo vosso trabalho em prol da comunidade ", e  finaliza  a sua alocução com a surpresa de que todos os sócios há muito ansiavam " já estamos a preparar o processo para podermos avançar, dentro de dois a três  meses  com a construção do Polidesportivo".
 
Ainda antes do testemunho verbal dos oradores na citada cerimónia ,foi feito um minuto de silêncio em memória de todos os sócios do clube entretanto falecidos.
 
Foram também  distribuídas medalhas comemorativas aos sócios que fizeram 25 e 50 anos de associados. Seguiu-se um Porto de Honra e um convívio musical a fechar o programa comemorativo .
 
Presidente em entrevista...
 
Leonel Encarnação é o actual presidente do Grupo Recreativo do Casal de Sto. António ( G.R.S.A.) .
 
Passaram 54 anos desde o dia  da fundação do clube. Como foram  os  primeiros tempos desta  colectividade ?
 
Eu vim morar para o bairro em  só 1987 , mas tenho algum conhecimento e alguma sensibilidade do que foram esses primeiros tempos ,não tanto como alguns sócios mais antigos ,mas estes  têm- me contado .O clube está instalado no piso térreo deste prédio, desde o seu início ,ou seja , desde Março de 1965 . 
 
No início da actividade do GRSA ,existiam aqui  apenas quatro paredes , um tecto, algumas mesas e cadeiras  para se poder jogar ás cartas e um mini-bar.
Hoje ,por todo o lado é possível  apreciar as imensas taças e troféus ,umas ganhas outras oferecidas, é já uma grande coleção ?
 
Sim , já houve em tempos futebol de sete, ginástica , reactivámos o futsal em seniores e veteranos, temos karaté , jogos de mesa , grupos populares , malha , pesca desportiva, e  participamos nas mais variadas provas desportivas do concelho, temos uma riquíssima actividade desportiva. Somando os atletas nessas modalidades todas, rondam a centena o que para o nosso bairro é muito bom. Muitas dessas taças e troféus vêm  da pesca desportiva que numa dada altura estava fortemente representada pelos atletas do clube. Voltando um pouco atrás , e em relação à  nossa sede , este recinto onde nos encontramos era destapado e a seu tempo foi coberto graças à Câmara Municipal do Seixal, para podermos realizar alguns bailes , e chegados a esta altura ,cinquenta e quatro anos depois ,e, como se pode ver, já temos umas instalações modernas, mais flexíveis  e de grande funcionalidade e estamos a  trabalhar no sentido de progredirmos , inclusive com  a assinatura de um protocolo entre clube e autarquia  visando a construção de um  polidesportivo cujo terreno ainda não nos pertence mas sim à Baía do Tejo e à Siderurgia Nacional 
 
Com tanta oferta do "digital" nos nosso dias, quem são os que procuram a vossa agremiação ? 
 
De facto estas novas tecnologias prendem as pessoas em casa ,mas ainda assim no bairro e nesta colectividade há muitas pessoas que nos procuram para jogar a sua cartada e outros jogos ,mas mesmo assim recebemos  muitos jovens e gente  de outras idades. A título de curiosidade posso informar que está em curso uma nova modalidade no clube desde Setembro passado que é o karaté , já com boa aceitação e com resultados nas competições em que participamos. 
 
Falta falar sobre a parte cultural ?
 
Sim , todos os anos realizamos o Baile de Carnaval , o Baile da Pinha , o Magusto de São Martinho , a Festa de Natal sobretudo para as crianças  com, a oferta de brinquedos e lanche, a Passagem de ano, sessões de Fado , Teatro ,Café-Concerto , Comemorações do 25 de Abril , e um conjunto das mais  diversas iniciativas. Para além disto o nosso espaço está sempre aberto , eu diria mesmo que clube  é o esplendor máximo do que é o associativismo , e queria referir que o comércio local está sempre disponível para nos ajudar pois sem eles o clube naõ tinha meios de se auto-sustentar, é digamos uma  mais valia para o GRSA e se o nosso clube e por qualquer motivo fecha , é como um monte alentejano , é uma luz apagada  e isso nós não vamos querer, nunca !
 
Texto e fotos: José Carlos Pinto 

 

 

 

 

clique em quelquer imagem para visualizar a fotorreportagem

  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 20 de maio de 2019 – 14:26:30

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...