>
O Concelho do Seixal, fundado por D. Maria II no dia 6 de Novembro de 1836 e com uma área de 95,50 km2, era até há bem pouco tempo constituído por 6 freguesias a saber: Corroios , Fernão Ferro , Amora , Seixal , Arrentela e Aldeia de Paio Pires , sendo estas três últimas agregadas numa só, em conformidade com a legislação governamental . É precisamente numa destas freguesias , Paio Pires, que no dia 5 de Março de 1965, um grupo de "5 Magníficos " criar um local onde os habitantes deste local pudessem conviver, pondo "as conversas" em dia e praticando alguns poucos , sim , mas praticando, o desporto de mesa como por exemplo , a sueca , o dominó , o ping-pong , o xadrês ,e outros . Isto porque naquele tempo não havia a tanta oferta de manifestações artísticas , culturais e desportivas que hoje é banalíssimo encontrar.
AMMA:- Satisfeito pelos 50 anos do clube ?
Leonel Encarnação- L.E. - Sem dúvida. O trabalho que é feito na prática e em teoria é a maior prova que se pode dar, e na colectividade , pequenina na dimensão mas muito grande na emoção,estou contentíssimo.
AMMA - Lembra-se dos primeiros tempos do Clube ?
L. E. - Não me lembro, por uma simples razão. Resido neste bairro há 28 anos ,e quando vim para aqui já esta colectividade existia.mas de imediato me inteirei do movimento da colectividade e comecei a frequentar e a ajudar de alguma forma o GRSA e lógicamente fui convidado a integrar os Órgãos Sociais e, também lhe posso dar uma informação, que pode ser interessante ou não , é que eu morava em Azeitão e já nos meus 16,17 anos comecei a integrar o movimento associativo numa colectividade que já é centenária, e ocupei o lugar de vice-presidente, portanto vim com alguma experiência de Direcção.
AMMA - Num bairro como este é fácil angariar sócios ?
L.E - Vai dando. É um bairro um pouco envelhecido. A juventude que cá morava entretanto foram casando ,vão-se ausentando Têm desaparecido jovens, mas também vão aparecendo outros, isto porque vão tendo conhecimento dos desportos que possam aqui praticar, como o ténis de mesa , o snooker ,o futsal e alguns mais.
AMMA - Quantos sócios tem o clube ,actualmente ?
L.E - À volta de 230
AMMA - É fácil gerir esta "grande trabalhera"?
L.E. - Como diria o alentejano; " grande trabalhera, compadri", mas como já aprendi da vida...nada se faz sem trabalho , e de facto quando as coisas acontecem depois do trabalho feito, sentimo-nos recompensados, como o que está a acontecer hoje ,por exemplo.A atracção das pessoas á colectividade, isto satisfaz-nos...
AMMA - O clube já precisava da ampliação das suas instalações ?
L.E. - Sim , nós estamos nessa expectativa , o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal assim o referiu, e já agora fica aqui o meu agradecimento á Baía Tejo pela pela sua colaboração, e de facto se tivéssemos uma estrutura maior, adaptando aquilo que queremos fazer ,acreditem a sua publicação e o sr. que me está a entrevistar, conseguiríamos fazer muito mais..
AMMA - O GRSA é um clube para ir sempre em frente ?
L.E. - Há situações na vida em que é proibido olhar para trás