18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Navegar sem sair do cais....

 
 
Integrado num grupo de leitores do Jornal DESTINOS , foi-me dada possibilidade de "embarcar" num dos maiores navios do mundo, para poder conhecer, quase "in-loco" ,o que é o universo de um transporte marítimo  cuja área se assemelha a um quarteirão de uma grande cidade. Estou a falar do ANTHEM OF THE SEAS , gigante dos mares,inaugurado em 22 de abril de 2015, e que atracou pela segunda vez em Lisboa ,mais precisamente no Terminal de Cruzeiros do Jardim do Tabaco ,em Sta. Apolónia.
 
 
 
O encontro estava marcado para as 9,30 da manhã,deste 1º dia de julho , mas antes já haviam convidados ansiosos por poderem espreitar a grandiosidade deste "bicho".
 
 
Após o check-in obrigatório ,com passagem pela porta do Raio X ,( igual ao dos aeroportos) e apresentação dos documentos habituais , lá fomos para o que seria uma óptima manhã de convívio , de conhecimentos , de admiração por tudo o que nos era mostrado.
 
 
O nosso "GUIA" ,o Sr. Victor Gomes , da MELIAR- Agência de Viagens e Representações Turísticas, Lda , não poderia  ter sido melhor escolhido para ser o nosso cicerone pois "esta coisa" de explicar a dezenas de pessoas o que é um navio de cruzeiros ,tem mesmo de se gostar do que se faz, e ele fê-lo com uma grande dose de humor , o que nos ajudou  a perceber o que é navegar, navegar, navegar !
 
 
A visita contou ainda com  a presença do director do "DESTINOS" pessoa de uma afabilidade que muito nos honra. Por coincidência,ou não , ainda vislumbrámos figuras públicas , como,por exemplo diversos deputados da Assembleia de República e ainda Fernando Pinto, Presidente da TAP.
 
 
Concluído este "intróito , voltemos ao majestoso "rei " dos mares, cujos números "enlouquece qualquer um : Pertence à classe Quantum ,da Companhia Royal Caribbean , tem de largura 65 metros , 348 metros de comprimento , velocidade estimada de 22 nós , (+ ou - 40 km/h ) total de decks 18 ,decks de hóspedes,16. Tem 2090 cabines ( 1.571 com  varanda ) Comporta 4.905 passageiros. A tripulação soma um úmero impressionante: 1.500  funcionários de diversas nacionalidades ,incluindo portugueses.
 
 
Há 18 restaurantes, prontos para o que der e vier, e  diversos bares que  funcionam 24 horas por dia, sendo que um é totalmente robotizado. 
 
 
Mas porque" fazer"  um Cruzeiro não é apenas ,comer, beber e olhar para o mar, o "prédio envidraçado flutuante " conta também com entretenimento para os seus passageiros ,como ,8 piscinas ,casino , teatro ,lojas , laboratório fotográfico,um simulador de paraquedismo ( bolsa de gravidade ZERO ) e a North Star- cápsula de vidro para passeio de 360 grau,s elevada numa grua a uma altura de 90 metros. Esta Estrela do Norte( com a capacidade para 14 pessoas) dá a possibilidade de fotografar o navio , como ,por exemplo, o estivesse a vê-lo de helicóptero.  Muito mais haveria a dizer sobre este navio , mas deixo assim o apetite para quem  possa aproveitar o que ainda  de bom existe neste planeta.
 
 

 Texto e fotos : José Carlos Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 18:57:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...