>
A poucos anos de distância (6) do primeiro centenário do evento, a APEL, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros volta a organizar a já imprescindível "sala gigante " no imenso espaço ao ar livre, Parque Eduardo VII, a Feira do Livro que no ano passado ultrapassou os 800 mil visitantes, preparando-se este ano para chegar ao milhão.
A Feira do Livro, registe-se, nasceu a partir de um livreiro luso-espanhol, natural de Olivença, que em meados do século passado, se destacou pelo dinamismo cultural da Baixa de Lisboa.
Ventura Ledesma Abrantes, de seu nome, criou a Associação de Classes dos Livreiros de Portugal,conseguindo que em 1931 se realizasse a ainda Semana do Livro. esta instalada frente ao Teatro Nacional D. Maria II." ( DN)
O evento, agora inaugurado no passado dia 29 de maio, é composto por 350 pavilhões, 960 marcas editoriais, ultrapassando os 85 mil títulos disponíveis e com agenda de eventos superior a 3000.
Na cerimónia de inauguração da "Feira", além de centenas de possíveis leitores, estiveram também presentes, entre outras individualidades, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
O certame passa a estar aberto ao público entre as 12:00 horas e as 22:00 horas nos dias de semana e entre as 10:00 e as 23:00 aos fim de semana e vésperas de feriado.
O evento encerrará no dia 16 de junho.
Texto e Fotos: José Carlos Pinto
clique nas imagens para visualizar as fotorreportagens