14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Mike, o maratonista solidário

 

 

Saudações!

 

O meu nome é Mike e vivo em Bristol, no Reino Unido. Desde há 5 anos que corro maratonas por toda a Europa de modo a sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a pesquisa da doença conhecida como Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica.

 

 

Estou a tentar correr uma maratona em cada um dos países da União Europeia (28 no total) com o objectivo de angariar fundos para a “Invest in ME”  (www.investinme.org), uma organização de caridade e investigação da Encefalomielite

Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica. Um dos meus melhores amigos, chamado Ian, sofre da doença há mais de 10 anos. É extremamente difícil vê-lo sofrer ano após ano, sem qualquer melhoria, e quis fazer algo para impedir isto.

 

Até agora completei 23 das minhas maratonas: República Checa, Finlândia, Irlanda, Grécia, Suécia, Polónia, Bélgica, França, Espanha, Luxemburgo, Lituânia, Holanda, Eslovénia, Malta, Áustria, Dinamarca, Estónia, Bulgária, Chipre, Eslováquia, Letónia, Hungria e Roménia!

 

Irei correr a minha vigésima quarta maratona em Portugal, no Porto, no dia 3 de Novembro de 2019.

 

Depois, irei correr em Itália, Alemanha e Croácia e o desafio terminará no Reino Unido. Até ao momento, angariei mais de 20 mil euros e tive o apoio dos media em muitos dos países, onde espero ter contribuído para consciencializar as pessoas acerca da doença.

 

Não sou um corredor nato, sou baixo e adoro cidra e bifes. Tenho uma ruptura parcial nos ligamentos do joelho e em 2009 o médico disse-me que não deveria voltar a correr. Comecei o desafio em Janeiro de 2015 e nessa altura não conseguia correr até ao final da minha rua sem ter que parar. Actualmente, treino 11 meses por ano, corro cerca de 1600 kms e gasto 4 pares de ténis.

 

Tenho trabalhado de perto com associações dedicadas à Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica, organizações de caridade, organizadores de maratonas e media em toda a Europa de modo a alertar para a necessidade de pesquisa biomédica em cada um dos países que visito.

 

 

A Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, sem nenhum tempo previsível ou mesmo de garantia de recuperação.

 

Mais de 17 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica e os sintomas incluem dor severa, fadiga, mal-estar, disfunções cognitivas e muito mais. Um grande número de pessoas que conheci vivem confinadas em casa, alimentadas por sonda, acamadas ou mesmo pior.

 

Durante décadas, nada foi feito em prol das pessoas com  Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica e precisamos de ajudá-las imediatamente. Os tratamentos actualmente prescritos pelos médicos incluem psicoterapia e exercício, os quais comprovadamente agravam a doença.

 

Fiz muitos amigos ao longo deste desafio, criei um grupo online de apoio para os pacientes da Polónia e ajudei investigadores de toda a Europa a entrarem em contacto. Entrevistei pacientes em Portugal e espero que Governo e médicos façam mais esforços para ajudar a compreender a Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica e a necessidade de apoiar a pesquisa e tratamento adequados.

 

 

www.mikeseumarathons.eu

www.justgiving.com/mikeseumarathons

 www.facebook.com/mikeseumarathons 

@mikesEUmaras

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 19 de novembro de 2019 – 00:10:12

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...