A capital vai ser o ponto de partida da Volta a Portugal , este ano já a comemorar as Bodas de Diamante, da prova velocipédica num percurso de 1607 km repartidos por onze dias de muito calor, assim se espera, cujo traçado compreende, mais uma vez, centro e norte do país, mas, segundo o Director da prova, Joaquim Gomes, admitiu ser possível já em 2014, a corrida integrar a região sul do país.
A prova foi apresentada aos jornalistas no Salão Nobre da C.M. Lisboa ,estando presentes inumeros convidados, como por exemplo, Fernando Ruas, presidente da C.M.Viseu...«« o ciclismo é uma daquelas modalidades que está a ter maior desenvolvimento compreensivelmente. Tal como em Lisboa, neste mandato constrímos 45 km de pistas cicláveis e estão cheias, muito ocupadas,para quem tinha alguma desconfiança sobre o uso, estão completamente enganados. O ciclismo é uma modalidade crescentemente popular!».
Delmino Pereira ,ex-corredor e actual presidente da F.P.Ciclismo salientou...« a Volta a Portugal em Bicicleta continua a ser o grande motor do desenvolvimento do ciclismo portugues.É nesta prova que as nossa equipas profissionais obtêm 80% do retorno publicitário do seu investimento,portanto é na Volta a Portugal, na sua essência que garante ,no fundo, o profissionalismo do ciclismo em Portugal.
A prova vai decorrer entre 7 e 18 de agosto ,cujas etapas são Bombarral- Aveiro, Oliveira de Azemeis-V. do Castelo, Trofa-Fafe, Arouca-Mondim de Basto, Lousada-Oliveira do Bairro, Sertã-Castelo Branco, T.Monfortinho-Gouveia, Oliv. do Hospital-Seia (Torre) , Sabugal-Guarda, e a chegada final em Viseu.
O pelotão engloba á partida um total de 160 corredores de 18 equipas de Portugal, Espanha, França, EUA, Luxemburgo, Polónia, Suiça, Itália, África do Sul, Rússia, Casaquistão e Holanda.
JPP canta na Volta a Portugal
Músico e compositor de referência no panorama português, João Pedro Pais regressa à Volta para acrescentar animação extra à grande festa do ciclismo nacional. JPP tem agendado dois grandes concertos coincidindo com a passagem da prova em Alvarenga e em Oliveira do Bairro . Os espectaculos concebidos no âmbito da Volta a Portugal têm entrada livre
Texto e Fotos: José Carlos Pinto