8º GP de Caxias

alt
 
Troféu CMO-Corrida das Localidades
  8.º Grande Prémio de Caxias
  

  A segunda prova pontuável para a 30.ª edição do Troféu C.M.O.- Corrida das Localidades, realizou-se no domingo, dia 13, na localidade de Caxias e registou um aumento de participantes relativamente a Valejas na ordem dos 7% (44 atletas), superando já a barreira das seis centenas registados nas diversas classificações. Números que não deixam qualquer dúvida quanto ao interesse dos atletas pelo quadro competitivo do concelho de Oeiras, num domingo em que a oferta de provas era bastante diversificada, e algumas delas, bem mais atractiva, quer em termos de prémios, quer em traçado.
 
alt
  
  Oeiras sempre a inovar

  Uma das novidades na prova de Caxias, foi a informação visual criada a partir da inserção em “placard’s” dos escalões em competição. Sabemos que a qualidade sonora das indicações para a prova que se segue, nem sempre é a melhor, e pode até haver atletas com deficiências auditivas. Por isso, nada melhor que existir uma forma de leitura para todos, e assim evitar reclamações e eventuais prejuízos de participantes. Ora a preocupação da autarquia em inovar e melhorar a qualidade das corridas, só abona em favor de uma competição de créditos firmados e cuja fórmula de sucesso passa pelo empenho dos técnicos de desporto da autarquia, a colaboração das juntas de freguesia, e dos clubes envolvidos em cada prova que organiza.
 
alt
  
  NúcleOeiras/SportZone soma nova vitória
 

  Em termos de classificações finais, o NúcleOeiras/SportZone voltou a somar nova vitória colectiva, lançando as bases para a supremacia já evidenciada nas anteriores edições do troféu em que ultrapassou a longa hegemonia do Linda-a-Pastora Sporting Clube. De resto, se comparáramos a classificação das equipas, salta à vista que ela não difere muito da registada na época anterior, sinal das poucas mudanças registadas na troca de atletas. O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, e Linda-a-Pastora surgem na luta pelos lugares do pódio, “Os Fixes” de Queluz de Baixo, Ribeira da Lage e Navegadores de Porto Salvo, pelos que se seguem.

  “Extra-Concelho” lá estão os “suspeitos do costume”, ou seja, o Desportivo de Monte Real (Cascais), Casa do Benfica em Algueirão-Mem Martins (Sintra), Atibá (Cascais), Mente Traquina e URCA (ambos de Sintra) a lutarem pela vitória e pelos melhores lugares da classificação final.

  De assinalar alguns regressos, como o caso da JOMA (18.º), Associação da Cruz Vermelha (Lumiar), a engrossarem a lista de clubes participantes nas corridas do concelho de Oeiras.
  
  Muito tempo de espera, no tempo a prometer temporal

  Em Caxias, voltaram-se a repetir as longas filas de atletas chegados à meta, com a corrida final de Juniores, a Veteranos M65) a ser a mais penalizada. Em cerca de 4.000 metros, a diferença entre o primeiro a cortar a meta e o último foi cerca de 30 minutos, muito tempo para uma competição “tão curta para uns”, “tão rápida” para outros, e “nunca mais acaba” para alguns. Era bom que os clubes e/ou atletas se consciencializassem que se a competição por escalões, não é uma “caminhada”, mas sim uma corrida. “S. Pedro” voltou a ser amigo da organização, e num domingo a prometer temporal, a manhã esteve agradável e a chuva foi esperando calmamente para cair durante a tarde. Olha se ela caía durante a manhã… Livra!

  Uma nota final para a entrega de prémios. Muita confusão, muita repetição, classificações afixadas em local impróprio, e “meia-maratona” para entregar as medalhas e troféus. Depois, a locução também não ajudou. Numa sala de condições acústicas excelentes, era de evitar microfones. A haver música, que esta se fizesse ouvir na rua…
  
  Principais classificações:

  Seniores masculinos
  1.º Pedro Marco Gomes, NúcleOeiras/SportZone
  2.º Hugo Gonçalves, CR Leões de Porto Salvo
  3.º Nuno Rodrigues, CR Leões de Porto Salvo
  4.º Carlos Vaz, Desportivo de Monte Real
  5.º Paulo Mota, AM Atibá
  
  Seniores Femininos
  
1.ª Mónica Moreiras, NúcleOeiras/SportZone
  2.ª Ana Catarina Ferreira, Joaninhas de Leião
  3.ª Maria Jesus Varela, NúcleOeiras/SportZone
  4.ª Ernestina Borges, NúcleOeiras/SportZone
  5.ª Raquel Serrão, Assoc. Paraquedistas Tejo-Norte
  
  Classificação colectiva
  1.ª NúcleOeiras/SportZone, 639 pontos
  2.ª CR Leões de Porto Salvo, 367
  3.ª Linda-a-Pastora SC, 326
  4.ª “Os Fixes” de Queluz Baixo, 263
  5.ª GRD Ribeira da Lage, 178.
 
 Ventura Saraiva 
 
alt
 
alt

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...