18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonatos do Mundo de Duatlo disputam-se amanhã em Nancy

Nancy, em França, vai receber a partir de amanhã os Campeonatos do Mundo de Duatlo, uma disciplina em que, ao longo dos anos, os atletas nacionais têm vindo a obter resultados relevo. Este ano, os seleccionados para representar as cores nacionais são, na Elite, Cristiana Valente, Miguel Arraiolos, Sérgio Silva e Tiago Silva, e nos Juniores Alexandre Nobre e Ricardo Calado.
 
 Aos seleccionados juntam-se ainda os atletas os Age-Groups que vão representar as cores nacionais, serão eles Francisco Cipriano, Marco Leite e Carlos Leite.
 
 Depois de Gijon, em Espanha, é agora a vez de Nancy assistir à luta pelo título mundial nos diferentes escalões. Há um ano atrás, Miguel Arraiolos esteve em destaque conquistando a Medalha de Bronze no escalão Sub23. Este ano, na sua estreia na categoria Elite, Miguel Arraiolos terá como companheiro de equipa Sérgio Silva - unanimemente considerado como um dos duatletas de sempre - e ainda de Tiago Silva, também ele medalhado em Mundiais do escalão Sub23 (em 2009). Apesar da forte concorrência que constituem as formações de França, Espanha, Bélgica e Grã-Bretanha, Portugal apresenta-se com um trio capaz de estar entre os melhores na prova de Elite Masculina.
 
 No sector feminino, Cristiana Valente vai estrear-se ao serviço das Selecções Nacionais. Com uma temporada 2012 muito bem-sucedida a nível nacional, em que se sagrou Campeã Nacional em Torres Vedras e ainda venceu os Duatlos de Ourém, Fátima e Almeirim, Cristiana Valente vai agora medir forças com as melhores duatletas mundiais.
 
 As provas do escalão Elite serão disputadas na distância de 10Km na primeira corrida, seguidas por 40Km de ciclismo e de 5Km na segunda corrida. As primeiras a competir serão as atletas femininas, cuja prova se iniciam pelas 14:00 (locais, menos uma hora em Portugal Continental) de sábado. Os atletas masculinos iniciam a sua prova a partir das 17:00 locais.
 
 No escalão Júnior, Portugal apresentar-se-á com Alexandre Nobre e Ricardo Calado. O primeiro, sagrou-se Campeão Nacional do Duatlo do escalão júnior há uma semana em Almeirim. Já Ricardo Calado tem vindo a afirmar-se como um dos melhores corredores do escalão tendo sido, em 2011, o melhor português no mundial da especialidade, terminando na 14ª posição.
 
 As provas do escalão Júnior Masculino disputam-se na manhã de sábado, pelas 12:00 locais (11:00 em Portugal).
 
 Tal como sucede nas grandes competições de Triatlo, também na disciplina de Duatlo os atletas amadores têm a oportunidade de competir no mesmo palco que os atletas do escalão Elite. Dividados em grupos etários de 5 anos (dai resultando a designação de Age-Groups), os atletas disputam uma prova com a mesma extensão que os Elites (10-40-5), a única diference reside no facto de o segmento de ciclismo ser disputado no fomato de contra-relógio (não está permitido o drafting). Em Nancy Portugal estará representado por Marco Leite (30-34), Carlos Leite (65-69), Francisco Cipriano (70-74) e Fernando Pombo (60-64, ainda a confirmar). As provas dos Age-Groups serão disputadas na manhã de domingo. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 21:19:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...