18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ALADS já tem novo Diretor Técnico

João Vitor Costa é o novo Diretor Técnico Regional da Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal.



A ALADS nomeou o João Vitor Costa como o novo Diretor Técnico Regional, esta nomeação vem no seguimento do pedido de demissão do antigo DTR o João Pedro que ao fim de 3 anos deixou a vaga em aberto. Na semana seguinte ao pedido de demissão, a Direção se reuniu para avaliar alternativas para o cargo. Nessa mesma reunião, João Vitor Costa e Luís Barneto, ambos diretores, se autocandidataram para o cargo, tendo até havido uma pequena "campanha" de forma a persuadir os restantes membros para a nomeação.

A restante direção reuniu mais tarde para debater este assunto e pela voz do Presidente Fernando Carreira, foi dito o veredito, afirmando que foram feitas escolhas «criteriosas» na seleção do novo DTR e que João Vitor Costa é um filho da luta, um homem que já conhece a casa, por estar há muitos anos ligado à ALADS e tem 20 anos de modalidade. João Costa também já passou por diversos cargos e promoveu e realizou diversos projetos da Luta e que reúne os requisitos para assumir o rumo das Lutas Olímpicas em Setúbal. Em relação aos objetivos, o salientam-se que foi pedido essencialmente trabalho e dedicação.

Quanto ao novo DTR, encara o novo desafio com «bastante expetativa e vontade», mostrando-se confiante de que irá dar bastantes garantias à ALADS e principalmente às Lutas Olímpicas. Antes de ser nomeado Diretor, já teve direito a dois testes, onde a sua pressão/prestação foi posta à prova, com a organização da 10ª Taça ALADS e do 1º Olympic Wrestling Challenge integrado no 4º Festival Unlimited de Artes Marciais e Desportos de Combate e ainda irá ter no dia 31 de Maio a organização da Taça de Portugal e do Troféu Luís Vieira Caldas provas da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras.
As suas grande bandeiras neste novo desafio são na modernização da organização das provas, aumento de clubes e praticantes, como também o aumento da qualidade dos mesmos e principalmente na angariação de apoios e parceiros para dotar a ALADS com novos meios e obter a sua autonomia.  

João Costa é Animador Sociocultural/Organização e Planeamento pelo que espera-se inovações, modernizações e renovação das Lutas Olímpicas em Setúbal.

Conheça o novo DTR de Setúbal, nos seus vários Cargos nesta modalidade:

Quem é João Costa

Lutador/Atleta
João Costa iniciou a sua carreira como atleta em 1996 no Galitos Futebol Clube e terminou em 2012 no Clube Musical União, passando por 11 clubes, a contar com estes dois, passou pelo Santoantoniense Futebol Clube, Grupo Desportivo e Cultural do Conde2, Secção de Luta d´O Praticante, União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense, União Desportiva da Vila Chã, Clube de Luta do Bastos, Sport Algóas e Benfica e a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra. Em termos de títulos individuais,  conquistou 5 Campeonatos Nacionais (4 em Greco Romana e 1 em Livre Olímpica) e outros tantos como Campeão Distrital e Regional. Foi chamado à Seleção Nacional e chegou a trabalhar na preparação para a participação no Campeonato de Europa, tendo uma lesão o afastar da convocatória. Destaca-se as duas vitórias no encontro Portugal vs Brasil e um 6º lugar na categoria mais preenchida (14) no Torneio Internacional da Cidade de Almada, onde com a sua pontuação ajudou a Portugal vencer a competição. Por equipas conquistou 3 Campeonatos Distritais de Setúbal pelo GDC Conde2, Finalista vencido da Supertaça pela SR Baixa da Serra e venceu o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça pelo Clube Musical União.



 
Seleção Nacional contra o Brasil

Treinador
Tirou o Curso de Treinador de Lutas Olímpicas em Outubro de 2003, tendo já orientado 5 clubes. Começou com o Centro Social e Paroquial de Santo André - Casa dos Rapazes, orientou as camada jovens do Grupo Desportivo e Cultural do Conde2, passando para a Secção de Luta d´O Praticante, seguiu-se a Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense e por fim a União Desportiva Vila Chã.
Foi no ano de 2007, na coletividade barreirense, a SCR1ºA Paivense que alcançou os melhores êxitos como treinador juntamente com o Hélder Vicente, destacamos o 2º Classificado no I Torneio Paivense";
3º Classificado na Taça ALADS; 4º Classificado no Torneio Internacional da Moita; 4º Classificado na Taça FPLA; 5º Classificado no Campeonato Nacional (66Kg - Tiago Rodrigues; 74Kg - Evandro Brandão; 84Kg - Ricardo Paço; 96Kg - Hélder Vicente); 20º Classificado no Torneio Internacional de Sesimbra. Tendo ainda a nível individual conseguido 4 Campeões Regionais e 2 Campeões Nacionais, ainda que 4 lutadores fossem chamados à Seleção Distrital. Em Almada promoveu em uma semana o "Workshop de Lutas Olímpicas", na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro em Cacilhas, propriedade da Câmara Municipal de Almada, para os jovens da Assim Ser - Associação Intercultural Brasílica de Portugal. Em Novembro de 2013, também em Almada, frequentou a "Advance School for Coaches - Greco Roman" da Federação Internacional de Lutas Associadas e foi promovido a Treinador Internacional FILA de Luta Greco Romana.



Participação no Estágio Internacional FILA

Árbitro
Ficou como Apto para a arbitragem, no ano de 2002 depois de concluir o Curso. Durante anos foi arbitrando provas onde não participava como lutador, mas a partir do ano de 2011 começou a dedicar-se mais à função, tendo dirigido torneios regionais, nacionais e internacionais. Neste momento é Árbitro Nacional e tem como ambição chegar ao patamar Internacional, ou seja, Árbitro FILA.



Equipa de Arbitragem

Dirigente
Foi no CSP Santo André - Casa dos Rapazes que começou a dar os primeiros toques no associativismo, quando abraçou a Presidência da Mesa de Assembleia Geral da Associação Juvenil "FanDaVida" que controlava os rumos das Lutas Olímpicas, chegou a organizar o Torneio de Aniversário da Casa dos Rapazes. Segui-se o cargo de Vogal da Direção do GDC Conde2 com o Presidente Manuel Moiteira e pouco tempo depois entrou para a ALADS e dai nunca mais saiu. Esteve 4 anos como Secretário da Direção liderada pelo Presidente José Capelo, onde comandavam os rumos das Lutas em Setúbal. Nestes anos orgulha-se de ter realizado vários projetos, mas destacando o Concurso de Mascote da ALADS, que teve impacto nas Escola Primárias, Clubes e outras Instituições participantes neste concurso, que deu a conhecer o outro lado mais social das lutas. Foi convidado pelo Presidente da SCR1ºA Paivense para ser o Diretor Técnico Desportivo, além de promover e organizar eventos desportivos para os sócios, organizou a primeira e a segunda Taça Paivense de Lutas Olímpicas, sendo a segunda na Tenda do Parque da Cidade no Barreiro e com o cunho de "Cidade do Barreiro".
Estava até esta nomeação como Vogal da Direção da ALADS liderada pelo Fernando Carreira.




Condecorações
Desde muito novo habituou-se a receber condecorações de mérito por parte de várias instituições, já fazem parte do seu museu, as Homenagens dos clubes, Galitos Futebol Clube, da Sociedade de Cultura e Recreio 1ºAgosto Paivense e da Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense. A Medalha de Prata por Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Sesimbra e a Condecoração de Mérito Desportivo da Câmara Municipal da Moita. Das Instituições das Lutas Olímpicas recebeu o prémio da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras do "Sénior do Ano de 2004" e da ALADS, dois prémios pela 5ª Classificação em 2007 e 2008 por Treinador do Ano.



 
Medalha de Grau Prata da Câmara Municipal de Sesimbra

Outras iniciativas de relevo
As outras iniciativas de relevo destaca-se os seus dois projetos em nome próprio, sem qualquer estrutura por detrás, só com apoio e parceiros, falamos do "Wrestling All Star" que já conta com seis edições que já distinguiu os melhores lutadores nacionais e o Mundo da Luta Olímpica que é nos dias de hoje a Enciclopédia das Lutas Olímpicas Nacionais e Internacionais e está sempre atualizado.
Também está integrado num projeto bastante solido, com 10 anos de serviço às "ditas modalidades amadoras" que com a sua publicação bimensal divulga e difundir os outros desportos além do futebol, fala-se da Revista Desportiva "O Praticante". O Praticante foi homenageado pela ALADS e o seu Diretor David Silva, dividiu as honras consigo.

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:30:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...