18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Maratona BTT 5 Cumes - “A Melhor de Sempre”

Realizou-se no último domingo a décima edição da Maratona BTT 5 Cumes. Com perto de 3000 atletas inscritos, no ano em que completou o décimo aniversário, a maratona voltou a ter a partida no emblemático cenário do centro da cidade de Barcelos com a Avenida da Liberdade a encher-se por completo com os betetistas que a transformaram numa grande mancha de cor e animação. Ao som da Banda do Galo os atletas saíram às 9h30 para percorrerem os trilhos que passaram pelos concelhos de Barcelos, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

 

A Maratona BTT 5 Cumes é uma organização dos Amigos da Montanha e tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

A prova pontuou pelo quarto ano consecutivo para a Taça de Portugal XCM/SportZone, sendo igualmente uma das provas a contar para a Taça de Portugal de Atletas com Deficiência.

 

A Maratona BTT 5 Cumes assume um carácter competitivo para os atletas que participam na Taça de Portugal, mas continua a caracterizar-se como uma atividade de carácter lúdico desportivo para a maior parte dos betetistas participantes que se incluem na vertente de promoção.

 

A escolha dos trilhos, a qualidade organizativa e logística e a marcação do percurso voltaram a ser os pontos mais referidos pelos atletas ao cruzaram a linha da meta. Foram muitos os que a classificaram com “a melhor de sempre”, estatuto que tornou a festa de uma década de Maratona BTT 5 Cumes ainda maior. Davide Ferreira, director da prova refere que é com orgulho que os Amigos da Montanha recebem esta opinião da grande parte dos atletas e foi nesse sentido que a equipa desenvolveu um trabalho rigoroso durante muitos meses na organização do evento na área logística, na seleção dos trilhos, na limpeza e marcação do percurso. Mais uma vez foram alterados os trilhos e introduzidos novos cumes, que levaram a visitar os concelhos vizinhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima. Os atletas que percorreram a meia-maratona, com 50 km, cumpriram os 3 Cumes nos Montes de São Gonçalo e São Cristovão. Os atletas que cumpriram 90km subiram aos cumes dos Montes de São Gonçalo e São Mamede, em Barcelos, e São Cristovão, Nora e Vacaria, no concelho de Ponte de Lima.

 

As condições climatéricas estiveram excelentes para a prática de BTT, ajudando ao acesso da prova quer nos trilhos, quer no centro da cidade onde se criou um a zona de animação com música, insufláveis e pinturas faciais para os mais novos.  O público não faltou à festa e recebeu com o entusiasmo os atletas que vieram de todo o país e, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em grande número da vizinha Espanha.

 

A Maratona BTT 5 Cumes foi a última prova pontuável para a Taça XCM/Sportzone 2014, entregando-se, igualmente, em Barcelos os prémios aos vencedores da edição deste ano da competição. Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) e Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Blackjack) conquistaram a geral da Taça em elite. Em Barcelos, na Taça XCM/Sportzone, a corrida masculina foi dominada por Tiago Ferreira, que cortou o risco com uma vantagem de 1m24s sobre o segundo classificado, Nuno Inácio (UCVNF/Soniturismo/Bike World). O terceiro foi Hernâni Silva (BTT Loulé/BPI), a 3m35s. 


Vanessa Fernandes (Associação 20 km Almeirim) ganhou com clareza a corrida feminina, com a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edatech), que gastou mais 1m41s, a ocupar a segunda posição. A terceira a cortar a meta foi Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech), a 4m52s. Tânia Neves terminou no quinto lugar, garantindo a conquista da Taça de Portugal.


Nuno Inácio foi o melhor master 30 na maratona barcelense, confirmando o triunfo na geral desta categoria. João Teixeira (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) impôs-se entre os master 40, mas o segundo classificado neste domingo, José Rosa (Ser e Parecer Bike Team), sagrou-se vencedor da Taça. Carlos Lima (EDV-VEB/Vianacycles) completou em Barcelos um percurso irrepreensível, tendo ganho todas as maratonas na categoria de master 50 e, logicamente, também o troféu final. Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) juntou a vitória em Barcelos à conquista da Taça. Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) foi o único master 60 na competição.


Os algarvios do BTT Loulé/BPI venceram coletivamente na Maratona BTT 5 Cumes, e a Taça de Portugal por equipas foi entregue ao BTT Seia.


Em paraciclismo, a Maratona dos 5 Cumes foi ganha por aqueles que também conquistaram a Taça de Portugal nas classes D, C4 e C5, respetivamente Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World, José Castanheira (UD Lorvanense/Liderbike) e Pedro Garcia (Anipura/Oxi Nutrition/Blackjack). Telmo Pinão foi o melhor em C2, José Cabrita (Team Extremosul/CA Messines) levou a Taça nesta classe.

 

Na maratona de promoção, Javier Ramos (C.C de La Fuente) foi o vencedor da Maratona 5 Cumes. Carlos Rodriguez (Salchi) e Humberto Estevão Castro (Fototoni) ocuparam os segundo e terceiro lugares respetivamente.

 

Nos 5 Cumes femininos, Fátima Melo (MGB/Specialized – Avianense) foi a vencedora e Maria Jesus Ramos (Peña Ciclistas Os Biciosos Rias Baixas) conquistou a segunda posição.

 

Na meia-maratona 3 Cumes masculina, César Lima da Onda-Boavista conquistou o primeiro lugar do pódio. Pedro Machado (Irmandade da Bike) conquistou a segunda posição e e Fernando Martins (individual) foi o terceiro a cortar a meta.


No sector feminino, Carla Vieira (Carpa) foi a vencedora da meia-maratona 3 Cumes. Maria Alice Gomes e Cristina Oliveira, colegas de equipa da Bikemania Sport ocuparam os segundo e terceiro lugares respectivamente.


 

Um dia antes da 10ª edição da Maratona BTT 5 Cumes de Barcelos, os Amigos da Montanha tinham já realizado o Passeio BTT Júnior. O passeio esteve integrado na Semana Europeia da Mobilidade 2014, organizada em parceria com o Município de Barcelos, com o “Massa Crítica” e o Centro Ciclista de Barcelos.

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 08:40:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...