10 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Selecção nacional de karate suplanta expectativas e faz brilharete no Torneio João Salgado

A equipa lusa perde apenas por decisão arbitral frente à Turquia


A selecção nacional de karate defrontou ontem as suas congéneres de Espanha, Turquia e França, em torneio realizado em homenagem ao falecido presidente da federação João Salgado.



O evento, que decorreu em Vila das Aves, foi composto por um encontro quadrangular entre a França que é a actual campeã do mundo e europa, a Turquia que é ex-campeã do mundo e da europa e é composta por inúmeros campeões individuais em título, e a Espanha, selecção que é uma potência em termos mundiais na modalidade, tendo já alcançado 4 títulos.



A selecção nacional tem como melhor registo o 5º lugar obtido no último campeonato da europa na Hungria, uma medalha de bronze no escalão sénior e 3 medalhas nos escalões inferiores. Partiu assim, estatisticamente inferior, mas com vontade de crescer e honrar as cores nacionais nesta última homenagem a João Salgado.



Portugal conseguiu-se impor frente à França, alcançando a vitória por 3-2 em jogos. Os karatecas nacionais aproveitaram a motivação extra para ultrapassar a Espanha por 3-0.



Frente à poderosa selecção turca, e após entrar a perder, a selecção nacional conseguiu inverter o resultado empatando em encontros (2-2) e pontos, obrigando assim a um combate suplementar.



Frente a frente, estiveram então Nuno Dias e Enes Erkan, medalha de bronze e ouro no último europeu respectivamente. O atleta luso fez questão de destruir tacticamente o jogo do turco, e após estar a perder, conseguiu dar a volta ao resultado. Viu apenas gorados os seus intentos a 13 segundos do final ao deixar empatar este jogo decisivo. Na decisão arbitral que se seguiu a escolha recaiu para o atleta Turco, deixando Portugal num extremamente honroso segundo lugar.



Num dia, onde se assistiu no mesmo local e em momento anterior a mais de 1000 atletas a competir no Torneio Internacional de Vila das Aves e Torneio das Selecções Regionais, foi sem dúvida uma merecida homenagem e um bom presságio para o Campeonato Europeu de Cadetes, Juniores e Sub21 que se realiza de 7 a 9 de fevereiro no MEO Arena em Lisboa.


 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015 – 08:46:50

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...