A defesa pessoal é uma prática milenar que ao longo dos tempos serviu para proteger a vida de quem está num campo de batalha, a defender a cidade, a tribo entre outras aplicações no passado.
Nos nossos dias a “tribo urbana” está mais violenta e temos que estar preparados para nos proteger das suas ameaças, mais diversas que elas sejam.
Para os adultos para além da defesa pessoal, também tem que se estar preparado para o combate nesta “tribo urbana”. Para os mais novos os ensinamentos são muito vocacionados para a defesa pessoal, começa-se a desbravar os caminhos para o combate urbano caso ele surja e principamenente erradicar o medo de gerar em si a autoconfiança.
Na TDCU de Ovar temos essa missão, tal como o nome da Associação o diz: “Técnicas de Defesa e Combate Urbano”.
Aqui temos crianças, mulheres, homens que nos procuram para desbravar estes medos e dar-lhes conhecimentos para um dia que seja necessário aplicar, estão preparados para isso.
Não trazemos a violência, lutamos contra ela. Temos alunos dos 3 aos 60 anos.
Acabamos por ser uma família que com a prática da modalidade pode trazer inúmeros benefícios para a vida de todos. Além de promover a disciplina, o respeito e a concentração, a prática regular desta atividade ajuda no desenvolvimento físico e mental dos praticantes.
Esta Arte Marcial de Defesa Pessoal ensina técnicas de autocontrole, autoconfiança e respeito, habilidades essenciais para lidar com conflitos de forma saudável e não violenta.
Além disso, a prática da arte marcial de defesa pessoal ajuda os jovens a lidar melhor com o stress, a pressão do dia a dia, promovendo uma maior autoestima e autoconfiança. O contato físico com os colegas de treino também auxilia na socialização e no trabalho em equipe, ajudando a criar laços de amizade e respeito mútuo.
Convidamos a conhecer o nosso espaço, na Rua Dr Manuel Arala 192, Ovar. O nosso espaço foi renovado e está pronto para receber os alunos e Mestres a partir de dia 12 de Setembro. Faça-nos uma visita, pegue nos seus filhos e venham treinar connosco.
Texto e Fotos: Tamára Silva