18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional Absoluto – Campeão Nacional entra a perder em Coimbra

Foto: André Sousa (Campeão Nacional à esquerda vs José Guilherme Santos)

 

O Hotel D. Luís, em Coimbra, é o palco da Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, prova que envolve a presença de dez dos melhores xadrezistas lusos, em luta pelo título individual mais importante do calendário.

 
Na ronda inaugural, realizada este domingo, dia 3 de setembro, defrontaram-se os dois jogadores mais cotados do torneio, o mestre internacional André Sousa (Vitória SC) e o mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo). André Sousa começou da pior forma a defesa do título conquistado no ano passado, em Leiria, e foi derrotado com as peças brancas. José Guilherme Santos, atual campeão nacional de Sub-20, deu, assim, um passo importante para assumir a candidatura à coroa nacional absoluta.
 
O único empate da ronda verificou-se no duelo entre o mestre internacional Paulo Dias (A.XAT Montemor-o-Novo) e o grande mestre António Fernandes (Filiado Individual). Com este resultado nenhum deles comprometeu a ambição de voltarem a conquistar o título. Fernandes já o conseguiu por 16 vezes (é o recordista), enquanto Dias foi por duas vezes rei do xadrez nacional.
 
Outro ex-campeão, o mestre internacional Sérgio Rocha (Barreirense), começou bem o campeonato, ao bater o regressado mestre nacional João Dinis de Sousa (ADRC Mata de Benfica).
 
Nas outras duas partidas da jornada, o mestre internacional José Francisco Veiga (Xadrez Colégio Efanor) superou o experiente mestre FIDE António Pereira dos Santos (GX Alekhine) e o mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo) foi mais forte do que o mestre nacional André Fidalgo (Estrelas S. João de Brito).
 
O Nacional Absoluto decorre até ao dia 10 de setembro, com rondas diárias. No dia 5, terça feira, serão jogadas duas jornadas, a terceira, às 14.30 horas, e a quarta, a partir das 20.30 horas.
 
A FPX efetua o acompanhamento a par e passo dos lances de todas as partidas, através da transmissão online no nosso site e nas várias plataformas digitais do xadrez. Além disso, também dispomos de comentários em direto, via Twitch ou You Tube.
 
1.ª Jornada – Resultados:
Paulo Dias (MI, A.XAT Montemor-o-Novo, 2320)-António Fernandes (GM, Filiado Individual, 2321), empate
André Fidalgo (MN, Estrelas S. João de Brito, 2229)-Bruno Martins (MF, A.XAT Montemor-o-Novo, 2325), 0-1
Sérgio Rocha (MI, Barreirense, 2306)-João Dinis de Sousa (MN, ADRC Mata de Benfica, 2249), 1-0
André Sousa (MI, Vitória SC, 2430)-José Guilherme Santos (MF, A.XAT Montemor-o-Novo, 2392), 0-1
José Francisco Veiga (MI, Xadrez Colégio Efanor, 2354)-António Pereira dos Santos (MF, GX Alekhine, 2219), 1-0.
 
Classificação:
1.ºs Sérgio Rocha, José Francisco Veiga, José Guilherme Santos e Bruno Martins, 1 ponto; 5.ºs Paulo Dias e António Fernandes, 0,5; 7.ºs André Fidalgo, André Sousa, António Pereira dos Santos e João Dinis de Sousa, 0.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 12 de julho de 2024 – 22:55:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...