18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Filipa Pipiras faz história em Dortmund

A mestre FIDE Filipa Pipiras conseguiu, no Sparkassen Chess Trophy, em Dortmund (Alemanha), a melhor performance de sempre de uma jogadora portuguesa em torneios de xadrez, ao fechar a prova com 6 pontos em 9 jornadas e uma dupla norma inédita, de mestre internacional absoluta e de grande mestre feminina.
 
Com um registo de quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, a jogadora do Xadrez Colégio Efanor conseguiu uma histórica performance de 2477 pontos Elo, suficientes para a obtenção da norma de mestre internacional absoluta, para a qual eram necessários 2450 pontos de média, e de grande mestre feminina, cuja norma é concedida para performances acima de 2400 pontos.
 
Filipa Pipiras, que na lista ranking de 1 de julho estava com 2270 pontos Elo, arrecadou no Sparkassen Chess Trophy uns fantásticos 95 pontos, o que a coloca agora com 2365 pontos. Em termos de “live rating”, a jogadora portuense passa a ter o estatuto de número 10 absoluta em Portugal e de número 80 feminina mundial, sendo a número 9 nas Sub-18.
 
À quinta jornada do supertorneio de Dortmund, quando empatou com o prestigiado grande mestre norte-americano Gata Kamsky - ex-candidato ao título mundial e atual 88.º do ranking FIDE -, Filipa Pipiras assegurou desde logo a obtenção do título de mestre FIDE absoluta. Mas a número 1 nacional não se ficou por aí e nas três últimas rondas conseguiu resultados fantásticos, com uma vitória sobre o mestre internacional alemão Gerlef Mains (2413 pontos Elo) e empates frente aos também mestres internacionais Ilhor Samunenkov (Ucrânia, 2499) e Tim Janzelj (Eslovénia, 2453), que a conduziram à já referida performance final de 2477 pontos Elo.
 
Número 98 da lista inicial do Sparkassen Chess Trophy, Filipa Pipiras terminou o torneio em 31.º lugar e o estatuto de melhor feminina, numa prova que tinha 21 grandes mestres, 31 mestres internacionais, 52 mestres FIDE, sete grandes mestres femininas e quatro mestres internacionais femininas.
 
Recorde-se que Filipa Pipiras já tinha obtido uma norma de mestre internacional feminina no Festival Internacional de Jogos de Cannes (França), em cujo torneio conseguiu uma performance de 2326 pontos Elo.
 
O vencedor do Sparkassen Chess Trophy foi o grande mestre alemão Alexander Donchenko, número 69 do Mundo (com 2667 pontos Elo), que somou 7,5 pontos, tantos quantos o compatriota e também grande mestre Frederik Svane.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de julho de 2024 – 12:06:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...