O Mestre Internacional José Francisco Veiga é o novo Campeão Distrital Individual Absoluto de Semi-Rápidas da Associação de Xadrez do Porto, depois de terminar a prova realizada no passado dia 5 novembro na Escola Básica de Baltar com um total de 6,5 pontos em 7 possíveis.
O xadrezista da Escola de Xadrez do Porto – Colégio Efanor teve um registo de seis vitórias e um empate nas sete rondas da competição, superando o Mestre FIDE José Padeiro, da equipa maiata do “O Amanhã da Criança”, segundo classificado e novo vice-campeão, o qual terminou com 6 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota.
Na terceira posição ficou Simão Pintor, com o xadrezista da Escola de Xadrez do Porto-Colégio Efanor a concluir a competição também com 6 pontos, mas com pior desempenho nos critérios de desempate, e assim terminou no degrau mais baixo do pódio.
O Campeonato Distrital Individual Absoluto de Partidas Semi-Rápidas da Associação de Xadrez do Porto foi organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Baltar – Paredes, e contou com mais de setenta participantes em representação de oito clubes de todo o distrito do Porto.
Esta competição definiu também a Campeã Distrital Individual Absoluta Feminina de partidas semi-rápidas com o título a ser conquistado por Maria Beatriz Areal, da equipa “O Amanhã da Criança”, com a jovem sub16 a terminar na décima quinta posição da classificação geral individual com 4,5 pontos.
No calendário competitivo da Associação de Xadrez do Porto segue-se agora a edição de 2022/2023 da Taça AXP, com o prazo de inscrição das equipas a decorrer até ao dia 18 de novembro.