14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A Elite da Vela Mundial em Santander - João Rodrigues presente no Mundial que se cumpre em Espanha

 

Os Mundiais de Vela de classes Olímpicas têm início esta sexta-feira em Santander, Espanha,  com o arranque das regatas da classe Laser. No dia seguinte, sábado, será a vez das pranchas à vela que contam com a presença do velejador olímpico João Rodrigues .

 

Ao todo, são 1250 velejadores de mais de 50 países, distribuídos por 900 embarcações de vela ligeira, um dos maiores espetáculos de vela do mundo. - com um condimento especial: 50% das vagas para os JO Rio 2016 são conquistadas nesta competição.

 

João Rodrigues considera " Quanto a mim, é acima de tudo um privilégio poder estar aqui a representar Portugal e mais especificamente a Madeira. Não vou falar de números de participações ou há quantos anos isto já começou, porque temo estar a tornar-me repetitivo. Mas não consigo evitar uma enorme alegria por estar aqui. E é um sentimento obviamente distinto do primeiro mundial em que participei, mas registo semelhanças: orgulho em pertencer à equipa portuguesa de vela; enorme vontade de competir com "la crème de la crème" da prancha à vela mundial; expectativa em relação ao que possa vir a fazer na próxima semana. No entanto,  há coisas que se modificaram com o passar dos anos. Para melhor, parece-me. Durmo sempre bem. Deito-me com a certeza de que trabalhei o melhor que podia e acordo com a vontade de continuar a explorar todo o potencial desta relação homem - vela - mar - vento. Não quero com isto dizer que não sinta por vezes um nervoso miudinho, uma certa ansiedade até. O receio, medo mesmo, de falhar, de não ter capacidade, de não conseguir, está sempre lá, tal e qual como na primeira competição. Mas depois respiro, e simplesmente sigo em frente. É bom sentir isso, mas é ainda melhor não deixar que isso tome conta de nós e nos limite. Faz parte da nossa natureza, mas também temos a capacidade de ultrapassar isso. Anos de treino diria eu".

 

No próximo sábado, 180 velejadores de prancha à vela – sensivelmente 110 homens e 70 mulheres - iniciam as regatas do mundial 2014. Durante dois dias, com três regatas por dia previstas, terá lugar a fase de qualificação, finda a qual, haverá dia de descanso. Na fase final, 55 homens e 35 mulheres disputam durante três dias um lugar na Regata das Medalhas, programada para o dia 19 e reservada aos dez primeiros classificados da classificação geral.

 

João Rodrigues tem como objetivo qualificar o País para os JO do Rio 2016 já nesta primeira fase.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 13 de agosto de 2020 – 02:16:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...