14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

João Rodrigues em Campanha Olimpica

João Rodrigues esteve em Brest - França, para mais uma competição de RS:X - European & Open Youth European Windsurfing Championships - que se cumpriu de 30 de Junho a 7 de Julho – fazendo no último dia um balanço da sua prestação:
 
Numa época encarada como de recuperação da campanha Olímpica anterior, a principal motivação para este Campeonato da Europa era sem dúvida manter o contacto com a classe e proporcionar à nova geração de velejadores da Madeira, nomeadamente Frederico Rodrigues do CTM e Guilherme Marques do CNF, a oportunidade de participarem nos seus primeiros campeonatos da Europa nesta classe, no seu escalão etário.
 
Embora o início do campeonato tenha sido francamente promissor, num dia em que o vento chegou a atingir alguma intensidade, os dias com menos vento fizeram-me pagar caro uma época dedicada a outros projetos. Apesar de ter sentido uma evolução positiva em condições de pouco vento ao longo do evento, tal não chegou a se refletir nos resultados. Mas pelo menos deu-me animo para o arranque da próxima época, já em Setembro”.
 
O velejador luso olha agora para os próximos desafios:Com a participação em Setembro no evento teste dos Mundiais de Classes Olímpicas 2014 em Santander, arranca então um período de preparação intensa visando a qualificação Olímpica do país já em 2014.
 
Pelo caminho, estão já agendados vários estágios e provas:
 
2013
 
Setembro 9 a 15: evento teste dos Mundiais de Classes Olímpicas 2014, Santander, Espanha
Novembro: estágio em Santa Pola, Espanha
Dezembro 4 a 8: Semana Olímpica de canárias, Espanha
Dezembro 19 a 23: Christmas Race, Palamós, Espanha
 
2014
 
Janeiro: estágio no Rio de Janeiro, Brasil
Janeiro 26 a 1 de Fevereiro: Miami OCR Taça do Mundo, Estados Unidos
Fevereiro 27 a 3 de Março: Carnival Race Cádiz, Espanha
Março: estágio Santa Pola, Espanha
Abril 2 a 9: Trofeu Princesa Sofia, Palma de Maiorca, Espanha
Abril 18 a 24: SOF Hyères, Taça do Mundo, França
Junho: Campeonato da Europa RS:X
Julho: estágio em Santander, Espanha
Setembro 9 a 15: Campeonatos do Mundo Classes Olímpicas e qualificação Olímpica, Santander, Espanha
 
Para João Rodrigues é seguramente um calendário ambicioso, acrescentando a duvida de quando estará inserido no Projeto Olímpico Rio 2016. 
 
João deixou ainda um comentário aos seus companheiros de competição: “Em relação à prestação dos velejadores juniores insulares, a mesma ficou pautada pela inexperiência em provas deste calibre. Apesar de alguns resultados bastante positivos, não conseguiram se destacar na frota júnior. Mas a sua forte motivação, aliada às condições que têm na Madeira para treinar e aproveitando o facto de poderem se juntar à minha campanha rumo ao Rio, trará mais cedo ou tarde os seus frutos. Dentro de pouco tempo já poderão começar a treinar com o mesmo equipamento que uso e assim, pela primeira vez em muitos anos, terei companheiros de treino na RS:X. O horizonte é risonho!”
 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de janeiro de 2020 – 05:37:06

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...