As duplas de Voleibol de Praia João Pedrosa/Hugo Campos e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa representam o nosso País no Beach Pro Tour Challenge Nuvali, que está a decorrer na cidade de Santa Rosa, nas Filipinas.
Inseridas na Pool E do Quadro Principal do Beach Pro Tour Challenge Nuvali, o dia de hoje não correu de feição às duplas portuguesas…
Infelizmente, e depois das vitórias na fase de qualificação frente aos lituanos Arnas Rumsevicius e Povilas Piesina (2-0: 23-21 e 21-16) e aos ingleses Frederick Bialokoz e Issa Batrane (2-1: 15-21, 21-18 e 15-11), os irmãos Sousa perderam (1-2: 11-21, 21-17 e 10-15) com os alemães Philipp Huster e Maximilian Just.
Do mesmo modo, Pedrosa e Campos, tricampeões nacionais, também começaram mal a sua participação no Quadro Principal do BPT Challenge de Nuvali, cedendo (1-2: 21-16, 16-21 e 19-21) diante dos brasileiros Vinicius Freitas e Heitor Barbosa.
No duelo fratricida que se seguiu e que colocou frente a frente as duas melhores duplas lusitanas, Pedrosa e Campos mostraram-se mais fortes (2-1: 21-9, 17-21 e 15-12), uma vez mais, assegurando assim a passagem à ronda de 18 equipas, onde vão enfrentar amanhã (2h00 em Portugal) os norte-americanos Chaim Schalk e James Shaw.
Gonçalo e Tomás Sousa classificaram-se no 19.º lugar final, tendo somado 300 pontos para o ranking internacional.
“Foi a nossa primeira etapa Challenge e acabou por ser bem conseguida, pois cumprimos o objectivo de entrarmos no Quadro Principal.
Infelizmente, depois tivemos de defrontar o Pedrosa e o Campos, o que implicava o afastamento de uma dupla portuguesa, mas saímos daqui com uma certa sensação de «dever cumprido» porque estão aqui algumas das melhores duplas do circuito internacional e é neste nível que nós queremos estar.
Nos dois jogos que perdemos [Huster/Just e Pedrosa/Campos], conseguimos bater-nos de igual para igual com duplas muito experientes e só temos de estar orgulhosos disso” – Tomás Sousa.
Os atletas são acompanhados pelo Seleccionador Nacional, Ricardo Rocha.
Em 2023, João e Hugo conseguiram alcançar o 5.º lugar no BPT Challenger de Nuvali.
No princípio do mês de Novembro de 2024, Pedrosa e Campos classificaram-se no 17.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 Rio de Janeiro, etapa do nível mais alto do Circuito Mundial de Voleibol de Praia que decorreu no Brasil, tendo somado 400 pontos para o ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O português José Casanova foi o Delegado de Arbitragem da FIVB no BPT Elite 16 do Rio.
Cerca de quinze dias antes, Pedrosa e Campos tinham-se classificado no 9.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 João Pessoa, igualmente no Brasil, somando 600 preciosos pontos ao seu pecúlio no ranking internacional. Com esta excelente classificação numa etapa da categoria Elite16, Pedrosa e Campos amealharam ainda um prémio de 6.000 dólares.
Em Setembro, João Pedrosa e Hugo Campos subiram ao pódio no Campeonato Mundial Universitário de Praia (FISU World University Championship Beach Sports 2024) – que decorreu nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tendo estado igualmente presente a árbitra internacional Maria Michelle.
Em Agosto, a dupla orientada pelo Seleccionador Ricardo Rocha classificou-se no 13.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Hamburgo, na Alemanha.
Na Pool D do Quadro Principal, Pedrosa e Hugo defrontaram os germânicos Paul Henning e Maximilian Just e as duplas neerlandesas Steven van de Velde/Matthew Immers, medalhada com o bronze no Campeonato da Europa 2024, e Stefan Boermans/Yorick de Groot, 5.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No Campeonato da Europa de Seniores, competição em que fez a sua estreia, a dupla portuguesa defrontou, na Pool E, em Apeldoorn, nos Países Baixos, as duplas Boersman/De Groot (os neerlandeses foram vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024), Janiak/Brozyniak, da Polónia, e Strankevicius/Knasas, da Lituânia.
Aposta “forte” da Federação Portuguesa de Voleibol para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a disputar em 2028 nos Estados Unidos da América, este ano, os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa, vice-campeões nacionais, conseguiram já, juntamente com João Pedrosa/Hugo Campos, o 1.º lugar na Pool D da fase de qualificação da Liga das Nações, disputada em Balikesir (Turquia), garantindo a qualificação para a fase final – na localidade letã de Jurmala –, onde a Selecção Nacional subiu ao último degrau do pódio.
Realce ainda para o 9.º lugar no Beach Pro Tour Futures de Corigliano Rossano, em Itália, para o 21.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, que marcou a sua estreia no Circuito Mundial de Voleibol de Praia, e para o 9.º lugar no BPT Futures Baden (Áustria).
Apesar da sua juventude, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões mundiais universitários em 2022, têm já um registo significativo nos últimos anos:
2024
Beach Pro Tour Elite16 Rio de Janeiro (Brasil) – 17.º lugar.
Beach Pro Tour Elite16 João Pessoa (Brasil) – 9.º lugar.
FISU World University Championship Beach Sports 2024 (Brasil) – 3.º lugar.
Beach Pro Tour Elite16 de Hamburgo (Alemanha) – 13.º lugar.
Campeonato da Europa (Países Baixos) – 25.º lugar.
Circuito Lipton Kombucha – Final em Esmoriz – 1.º lugar.
Finais da Taça das Nações (Letónia) – 3.º lugar.
BPT Challenge Stare Jablonki (Polónia) – 9.º lugar.
BPT Elite16 Espinho – 13.º lugar.
Pool D da Taça das Nações (Turquia) – 1.º lugar.
BPT Challenge Xiamen – 17.º lugar.
BPT Challenge Guadalajara – 19.º lugar.
Beach Pro Tour Challenge de Recife –25.º lugar.
Beach Pro Tour Elite16 Doha – 21.º lugar.