18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial Universitário de Voleibol de Praia

João Pedrosa/Hugo Campos e Beatriz Pinheiro/Inês Castro são as duplas que representam Portugal no FISU World University Championship Beach Sports.
 
As duplas de Voleibol de Praia portuguesas mostraram ter a lição bem estudada e entraram em força no Campeonato Mundial Universitário de Praia, a decorrer nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no Brasil.
 
João Pedrosa e Hugo Campos, que defendem o título de campeões mundiais universitários, venceram tranquilamente (2-0: 21-15 e 21-15) a dupla brasileira Denilson Sobral/Wesley Silva no jogo inaugural da Pool B.
Amanhã, os tricampeões nacionais enfrentam, sucessivamente, Gage Basey/Thomas Hurst (Estados Unidos), às 10h40 locais, e Taito Mizumachi/Ryuichi Adachi (Japão), pelas 10h40 locais.
Hoje, os norte-americanos derrotaram (2-0: 21-7 e 21-14) os nipónicos.
 
Na Pool H de femininos, Beatriz Pinheiro e Inês Castro desembaraçaram-se com desenvoltura (2-0: 21-7 e 21-13) da dupla Amela Llugaliu/Gresa Raci, do Kosovo, e enfrentam, ainda hoje (15h30 locais), as costa-riquenhas Valeria Matarrita e Fabiana Guevara (Costa Rica).
Amanhã, as tricampeãs nacionais defrontam uma dupla bem mais forte, formada pelas austríacas Magdalena Rabitsch e Anja Trailovic, que hoje derrotaram (2-0: 21-12 e 21-8) Matarrita/Guevara.
 
Acompanham as duplas os seleccionadores nacionais Ricardo Rocha e Januário Alvar e a árbitra internacional Maria Michelle.
Os jogos do Mundial podem ser seguidos em directo
(Imagem: FISU)
 
As duplas apoiadas pela FPV estão inseridas na comitiva universitária que está a participar no FISU World University Championship Beach Sports 2024, a decorrer nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
 
O torneio de masculinos será disputado por 40 duplas e o de femininos por 32 duplas.
Os dias 3 e 4 de Setembro (terça e quarta-feira) são dedicados à fase de grupos e o dia 5 (quinta-feira) à fase eliminatória, o dia 6 (sexta-feira)  igualmente aos jogos a eliminar e, ainda, às meias-finais. O dia 7 (sábado) está reservado para os jogos das finais. Ver calendário 
 
Os portugueses, campeões mundiais universitários desde 2022, têm a mira assestada na revalidação do título, o que, a acontecer, será inédito, pois só houve um jogador, o alemão Jonas Schroder, que conseguiu vencer por duas vezes, consecutivas ((2012 em Maceió e 2014 no Porto), mas formando duplas diferentes.
Um facto que aumenta a pressão sobre os campeões em título, mas que, no caso, e fazendo jus às cacterísticas dos jovens guerreiros lusitanos, acaba por funcionar como uma motivação extra.
 
Em 2022, Pedrosa e Campos sagraram-se campeões mundiais universitários ao vencerem, por 2-1 (21-17, 16-21 e 15-13), a dupla suíça Zurcher/Jordan na Final dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia (World University Championship Beach Volleyball) disputados em Maceió, no Estado de Alagoas, Brasil.
Com este resultado, Pedrosa e Campos conseguiram a melhor classificação de sempre de uma dupla portuguesa no Campeonato do Mundo Universitário, superando o  5.º lugar alcançado em 2014, no Porto, por Rosa Couto/Marta Hurst.
 
Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário.
Guilherme Maia e Filipe Leite terminaram a competição no 13.º lugar, Inês Vasco e Matilde Mouta ficaram no 23.º posto e a dupla Beatriz Pinheiro/Inês Castro foi 25.º classificada.
 
Na semana passada, a dupla orientada pelo Seleccionador Ricardo Rocha classificou-se no 13.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Hamburgo, na Alemanha.
Na Pool D do Quadro Principal, os tricampeões nacionais defrontaram os germânicos Paul Henning e Maximilian Just e as duplas neerlandesas Steven van de Velde/Matthew Immers, medalhada com o bronze no Campeonato da Europa 2024, e Stefan Boermans/Yorick de Groot, 5.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 
No Campeonato da Europa de Seniores, competição em que fez a sua estreia, a dupla tricampeã nacional defrontou, na Pool E, em Apeldoorn, nos Países Baixos,  as duplas Boersman/De Groot (os neerlandeses foram vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024), Janiak/Brozyniak, da Polónia, e Strankevicius/Knasas, da Lituânia.
Imagem: FADU Portugal
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 9 de setembro de 2024 – 21:57:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...