18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga dos Campeões - Finais

As Super Finais da Liga dos Campeões (femininos e masculinos) disputam-se no dia 20 de Maio (sábado), na cidade italiana de Turim. Os vencedores recebem 500 mil euros e os vencidos 250 mil.
 
No jogo decisivo dos masculinos – que se disputa às 19h30 e será transmitido em directo na Sport TV, tendo o português Ricardo Ferreira na equipa de arbitragem –, os dois finalistas falam a mesma língua, o que é bem demonstrativo da afirmação da Polónia como potência no Voleibol masculino.
 
Campeão polaco por 9 vezes, a última das quais em 2021/2022, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle é super-favorito por ter vencido as duas últimas edições da competição, enquanto o Jastrzebski Wegiel, que já foi campeão na Polónia em duas ocasiões, apresenta como credenciais o terceiro lugar em 2013/2014 e o quarto em 2010/2011 na Liga dos Campeões.
Este jogo será antecedido pela final de femininos, sendo que o facto de as finalistas serem duas equipas turcas é a face mais visível do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Voleibol feminino otomano.
 
Defensora do título conquistado no ano passado, a equipa do VakifBank Istanbul já conquistou a Liga dos Campeões por cinco vezes, tendo sido finalista vencida em outras três.
 
Por seu turno, o Eczacibasi VitrA Istanbul ergueu o troféu de campeão na época de 2014/2015 ao vencer (3-0) a equipa italiana do Unendo Yamamay Busto Arsizio, na final disputada em Szczecin (Polónia).
A cumprir 29 épocas como árbitro, Ricardo Ferreira, de 47 anos, viu ser reconhecido, uma vez mais, o seu trabalho pelas entidades que regulam o Voleibol a nível internacional e vai estar, pela primeira vez na arbitragem nacional, numa final da Liga dos Campeões de clubes.
 
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) nomeou-o para a equipa de arbitragem da final da Liga dos Campeões 2023 – Masculinos, a disputar entre as equipas polacas do Grupa Azoty Kedzierzyn-Kozle, actual bicampeã europeia, e o Jastrzebski Wegiel (19h30). O italiano Stefano Cesare será o 1.º árbitro e Ricardo Ferreira o 2.º árbitro.
Este jogo será antecedido pela Final de femininos (16h30), disputada por duas equipas turcas, o VakifBank Istanbul, campeã em título, e Eczacibasi Dynavit Istanbul.
 
Alguns dos mais recentes momentos-altos de Ricardo Ferreira a nível internacional: Quartos-de-final da Liga dos Campeões 2020/21 – Femininos; Quartos-de-final da Liga dos Campeões 2022/23 – Femininos; Final do Campeonato da Europa 2022 de Sub-23 Masculinos; Europeu de Seniores Femininos 2019 (oitavos-de-final) e Europeu de Seniores Masculinos 2021 (fase de grupos).
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 10:56:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...