18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal mantém rumo ao Europeu 2023

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, garantiu o apuramento para afase final do Campeonato da Europa de 2023 ao vencer hoje, por 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12), a sua congénere do Montenegro em jogo disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
 
Embora falte ainda disputar um último jogo na Pool D – Portugal desloca-se, no dia 21 de Agosto, à Islândia –, a selecção de todos nós tem já assegurada (nem que seja como um dos melhores segundos classificados) a sua terceira presença consecutiva, e sétima no total, num Campeonato da Europa, concretizando assim o seu grande objectivo para 2022.
 
A fase final do EuroVolley 2023 ainda não tem organizador(es) nem datas marcadas, mas deverá ser disputado em Agosto/Setembro do próximo ano.
 
Portugal x Montenegro, 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12)
 
Após o 2-3 averbado no dia 7 de Agosto em Montenegro, para garantir a qualificação directa para o Campeonato da Europa pela terceira vez consecutiva, a Selecção Nacional, orientada por João José, precisava de vencer o seu adversário de hoje por 3-0 ou 3-1, pois o 3-2 obrigava a fazer contas…
1.º Set
Montenegro entrou bem no jogo (3-1), com os portugueses a sentirem bem a potência dos serviços de Aleksandar Minic, capitão dos montenegrinos. Portugal recompôs-se rapidamente e equilibrou a contenda (3-3, 6-6, 10-10).
Filip Cveticanin, com um ataque ao primeiro toque, conseguiu a primeira diferença de dois pontos (18-16) para Portugal… mas a equipa orientada por Ivan Joksimovic não acusou o golpe e com dois serviços de Marko Bojic voltou a passar para para a frente no marcador (19-18).
Um bloco de Ivan Zvicer, seguido de um ataque do mesmo jogador, aumentou a diferença (21-19).
Portugal respondeu com um ataque de Alexandre Ferreira e um bloco de Filip Cveticanin (22-22), obrigando Ivan Joksimovic a parar o jogo…
Um ataque de segunda linha de Lourenço Martins manteve Portugal no jogo (25-25). Alex Ferreira colocou a turma das quinas a um mero ponto do triunfo que seria selado com novo ataque do capitão lusitano: 27-25.
Marko Bojic, com 8 pontos, e Ivan Zvicer, com 7, iniciavam um interessante duelo de pontuadores com Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, ambos com 7 pontos neste parcial.
 
2.º Set
Um monster bloco de Miguel Sinfrónio impulsionou Portugal (3-0) e uma bomba no serviço de Lourenço Martins aumentou a distância pontual (6-2).
Dois erros, no serviço e no ataque, mostraram que Montenegro estava um pouco desorientado com a velocidade e agressividade com que Portugal jogava e o treinador montenegrino viu-se obrigado a reunir com os seus pupilos.
A conversa não surtiu efeitos visíveis (10-3) e Ivan Joksimovic procurou remediar a situação fazendo algumas alterações…
Enquanto isso, os portugueses mantinham a sua caminhada a passos largos para novo triunfo (12-13).
Um serviço directo de Marko Bojic ainda fez soar algum alarme no banco de Portugal (13-6).
Alex Ferreira respondeu à altura dos acontecimentos, com um serviço directo (15-6). Um bloco de Tiago Violas empolgou ainda mais o (muito) público (17-7).
A Selecção Nacional exalava bom Voleibol e os adeptos agradeciam o espectáculo (19-8).
Montenegro reagiu e um serviço de Djordje Jovovic atenuou um pouco a diferença (20-12), mas o set era dominado pelos portugueses, que fixaram o resultado em 25-15, com um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex Ferreira.
 
3.º Set
O terceiro parcial começou, como o primeiro, a ser jogado ponto a ponto… mas só até aos 4-4. Depois, os portugueses começaram a crescer. Um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex levaram o público ao delírio (9-5)… Novo bloco, este de Miguel Sinfrónio, afastaram ainda mais Portugal (14-7).
O capitão Alex era o timoneiro da confiança portuguesa e dava o exemplo no ataque (17-8), no bloco (19-8) e no serviço (20-10).
Lourenço Martins e …. um serviço directo garantiram o triunfo que deu o apuramento europeu: 25-12, por números que não deixam dúvidas quanto à superioridade de Portugal.
 
Alexandre Ferreira, com 21 pontos, cotou-se como o melhor pontuador do jogo, seguido de Lourenço Martins (12) e Filip Cveticanin (10). 
 
Seleccionador Nacional, João José:
“O jogo acabou por ser muito intenso devido à importância que tinha. Da forma como estão a evoluir os outros grupos, se ganhássemos 3-2, até poderia ser complicado ser um dos cinco melhores segundos classificados. Mesmo no rácio de pontos eles estavam melhores do que nós. A equipa esteve muito bem, ou seja, leram bem o que o adversário ia fazer e corrigir praticamente tudo o que não tínhamos conseguido fazer no jogo anterior“.
 
Capitão Alexandre Ferreira: “Não se constrói nada do dia para a noite. É um grupo que teve muitas mudanças e precisava de algum tempo para se adaptar. Para além disso, tivemos alguns jogadores com limitações físicas ao longo do percurso, o que também motivou algumas alterações na equipa, mas hoje voltámos àquela que era a nossa estrutura base desde início e correu bem, com cada um a fazer o seu trabalho. Assumimos o favoritismo desde início, tivemos altos e baixos, como em Montenegro, mas hoje mostrámos que somos bem superiores.
Estamos pela terceira vez consecutiva no Europeu e sinto um enorme orgulho, pois sinto que o nosso País está a crescer na modalidade e isso é o mais importante: levar bem alto o nome do nosso País noutra modalidade sem ser só o Futebol. Vamos estar três vezes consecutivas e espero estar a quarta vez…”
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 18:17:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...