18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Voleibol de Parabéns!

 


 

O Voleibol faz hoje 124 anos.


Criado pelo norte-americano William George Morgan em 9 de Fevereiro de 1895, o Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial. [Ver História do Voleibol]

 

A Federação Portuguesa de Voleibol, actualmente sediada no Porto, nasceu no dia 7 de Abril de 1947 em Lisboa e, nesse mesmo ano, foi uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

 

O primeiro Congresso Mundial da FIVB realizou-se em Paris no dia 18 de Abril de 1947 e nele participaram 14 países: Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América.


O francês Paul Libaud foi eleito o primeiro Presidente.

 

O facto de a modalidade ter crescido exponencialmente ao longo dos anos ficou bem patente no 29.º Congresso Mundial organizado em Portugal e que acolheu Timor-Leste na grande família do Voleibol. Volvidos 57 anos da realização do primeiro congresso, estiveram presentes no Porto representantes das então 218 federações filiadas na FIVB.

 

 

No ano em que se comemora o 124.º aniversário do Voleibol, a FIVB tem filiadas 5 Confederações Continentais, que, no total, compreendem 221 federações nacionais: África (53), Ásia (65), Europa (56), NORCECA (35) e América do Sul (12).

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 05:49:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...