15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Ceeref aproxima-se da liderança do 2018 RC44 Cascais World Championship

 

 

Foi mais um magnífico dia para a vela, aquele que se viveu ontem em Cascais e em particular para o Team CEEREF, que reclamou para si duas vitórias nas três regatas do dia, permitindo-lhe aproximar-se do Team Nika e manter-se na luta pelo 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP.

 

Dadas as previsões menos duras do que na sexta-feira, o comité de corrida deslocou o percurso mais para oeste, mais desprotegido da costa, e dos Cabos Raso e da Roca. Nessa regata, o Team CEEREF rondou a primeira bóia na frente e destacou-se, aproveitando a “confusão” resultante da viragem das outras embarcações, que não evitaram algums colisões e consequentes penalidades – o Bronenosec Sailing Team sofreu mesmo uma penalização de quatro pontos.

 

Com os ventos a ultrapassarem os 20 nós, a organização foi forçada a recolocar o percurso para mais perto de Cascais. E, na segunda regata, Team Nika, Team Aqua eCharisma estiveram em renhida competição, com este último a obter a sua primeira vitória e a tornar-se na quinta equipa a vencer neste2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP.

 

Na terceira regata, disputada sob as mesmas condições, a vitória foi discutida entre Artemis Racing, Team CEEREF ePeninsula Petroleum. Apesar da equipa sueca ter virado a primeira bóia na frente, depressa o Team CEEREFtomou o comando, para não mais o largar até concretizar a quarta vitória na prova.

 

Amanhã, último dia da competição, estão previstas mais três regatas. O Team Nika mantém o comando da classificação com cinco pontos de vantagem sobre o Team CEEREF e nove sobre o Charisma. A prova vai decorrer até domingo (30 de Setembro) e será o penúltimo evento do circuito de cinco etapas na Europa.

 

Classificação Geral do

2018 RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIP

(após nove regatas)

     

Equipa                                                                Proprietário                                   Total

1       Team Nika (Rus)                                               Vladimir Prosikhin                          26    

2       Team CEEREF (Slo)                                        Igor Lah                                          31

3      Bronenosec Sailing Team (Rus)                       Kirill Frolov                                     38

4       Charisma (Mon)                                                Nico Poons                                    40

5       Artemis Racing (Swe)                                       Torbjörn Törnqvist                         44

6       Peninsula Petroleum (Gbr)                               John Bassadone                            44

7       Team Aqua (Gbr)                                              Chris Bake                                      45

8       Aleph Racing (Fra)                                            Lepic Hugues                                 56

 

 

Acerca dos RC44

 

O veleiro RC44, um dos mais competitivos monocascos ‘one design’ do mundo, foi projetado em 2005, por Sir Russell Coutts (cinco vezes vencedor da America’s Cup), com a ajuda do arquiteto naval Andrej Justin. Os barcos foram construídos pela Pauger Carbon Composite/Pauger Yachts. O conceito dos RC44 tem como alvos velejadores amadores com tripulações profissionais.

 

O primeiro RC44 CHAMPIONSHIP TOUR realizou-se em 2007 e desde então já passou pela Europa, EUA e Médio Oriente. A classe foi reconhecida pela Federação Internacional de Vela em Novembro de 2009 e o RC44 WORLD CHAMPIONSHIP teve lugar pela primeira vez em 2010.

 

O RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIPé uma prova que tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, o apoio da Marina de Cascais e organização do Clube Naval de Cascais.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de setembro de 2020 – 07:22:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...