14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Team Nika é o novo líder do 2018 RC44 Cascais World Championship

 

 

O segundo dia do 2018 WORLD CHAMPIONSHIP vai entrar para a história dos RC44, depois de um dia com mutas ondas e muito vento, que obrigou as equipas a utilizarem a terceira vela e pequenos spinnakers. No final, o Team Nika assumiu o comando da classificação no regresso ao Clube Naval de Cascais – anfitrião do RC44 CHAMPIONSHIP TOURpelo sétimo ano consecutivo.

 

Na primeira regata, foi o Team CEEREFque partiu melhor, para logo ser ultrapassado, na primeira viragem pelo Team Nika, campeão do mundo em título. A equipa russa não mais perdeu o comando, para celebrar a primeira vitória em Cascais e o início de um excelente dia, confirmado com mais um segundo e um terceiro lugares – apesar de uma má largada na terceira regata. “Conseguimos transformar um quinto num terceiro lugar, o que foi realmente encorajador. No final, foi um bom dia”, confirmou Dean Barker, o reputado táctico do Team Nika.

 

Com os barcos a atingirem velocidades elevadas com o vento a favor, a perícia dos velejadores foi também testada. “Foi um verdadeiro dia de Cascais. O percurso é interessante e desafiante e as condições testaram-nos a todos. Vimos o sorriso nas caras quando enfrentámos as ondas. Penso que atingimos uma velocidade máxima de 23,5 nós, o que foi óptimo”, acrescentou o skipper da equipa American Magic, candidata à conquista da próxima America’s Cup.

 

Tal como na véspera, o Team CEEREF, campeão do RC44 CHAMPIONSHIP TOURem 2017, redimiu-se de um desapontante sétimo lugar ao ganhar a segunda regata. Um quinto lugar na última regata, permitiram que o barco, liderado porIgor Lah e o táctico britânico Adrian Stea, subisse ao terceiro posto. A segunda regata foi óptima, mas temos de evitar este padrão. Estamos completamente ensopados mas foi divertido”, frisou Igor Lah.

 

Artemis Racingtornou-se no quarto barco a vencer neste 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP ao impor-se na terceira regata do dia, o que permitiu à equipa sueca ascender ao quarto lugar da classificação geral.

 

Amanhã, esperam-se condições semelhantes, mas ligeiramente mais brandas. A prova vai decorrer até domingo (30 de Setembro) e será o penúltimo evento do circuito de cinco etapas na Europa.

 

Classificação Geral do

2018 RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIP

(após seis regatas)

       

Equipa                                                                Proprietário                                   Total

1       Team Nika (Rus)                                               Vladimir Prosikhin                          17    

2      Bronenosec Sailing Team (Rus)                       Kirill Frolov                                     19

3       Team CEEREF (Slo)                                        Igor Lah                                          25

4       Artemis Racing (Swe)                                       Torbjörn Törnqvist                         27

5       Charisma (Mon)                                                Nico Poons                                    29

6       Peninsula Petroleum (Gbr)                               John Bassadone                            32

7       Team Aqua (Gbr)                                              Chris Bake                                      32

8       Aleph Racing (Fra)                                            Lepic Hugues                                 35

 

 

Acerca dos RC44

 

O veleiro RC44, um dos mais competitivos monocascos ‘one design’ do mundo, foi projetado em 2005, por Sir Russell Coutts (cinco vezes vencedor da America’s Cup), com a ajuda do arquiteto naval Andrej Justin. Os barcos foram construídos pela Pauger Carbon Composite/Pauger Yachts. O conceito dos RC44 tem como alvos velejadores amadores com tripulações profissionais.

 

O primeiro RC44 CHAMPIONSHIP TOUR realizou-se em 2007 e desde então já passou pela Europa, EUA e Médio Oriente. A classe foi reconhecida pela Federação Internacional de Vela em Novembro de 2009 e o RC44 WORLD CHAMPIONSHIP teve lugar pela primeira vez em 2010.

 

O RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIPé uma prova que tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, o apoio da Marina de Cascais e organização do Clube Naval de Cascais.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 26 de janeiro de 2020 – 15:20:49

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...