14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A decisão final é leste contra oeste para a vitória da Volvo Ocean Race

 

As opções foram jogadas. O objetivo agora é navegar o mais rápido possível até ao final. Nove meses de competição serão decididos nas próximas nove horas.

 

Tem sido uma noite sem dormir para os velejadores e fãs da Volvo Ocean Race. As etapas nunca foram tão próximas e as apostas não poderiam ser mais altas.

 

No sábado à noite, uma desenvolveu-se uma divisão entre os três barcos que disputaram a vitória na Volvo Ocean Race 2017-18 - MAPFRE, Team Brunel e Dongfeng Race Team.

 

A ordem de chegada destes três barcos nesta etapa final, determinará a sua classificaçãono final desta edição da Volvo Ocean Race.

 

O Dongfeng, de bandeira chinesa, de Charles Caudrelier, fez uma opção arrojadae seguiu junto à costa, tomando a opção leste.

 

"Escolhemos ir pela costa", disse, Stu Bannytyne. “Portanto, há muita navegação complicada. Há muitos bancos de areia, esquemas de separação de tráfego, talvez alguns parques eólicos e um clima muito instável. ”

 

Esta rota custou para jáà equipa a liderança da etapa. Mas a possível recompensa pode chegar hoje mais tarde.

 

Com a previsão de vento a cair significativamente no mar, os dividendos da rota costeira podem vir na aproximação ao final, onde os barcos podem beneficiar do vento e da sua velocidade por mais tempo.

 

O Brunel, junto com o atual líder da etapa, AkzoNobel, optou pela rota offshore.

 

"Só precisamos manter uma boa velocidade e chegar à Holanda", disse o leme Peter Burling, do Team Brunel. A sua equipa teve que superar uma falha num pavilhão retrátil na noite  passada, o que lhes custou alguma distância.

 

O MAPFRE optou, tardiamente, por se juntar a eles o que atrasou a tripulação espanhola. Precisam de navegar num ângulo mais lento para chegar mais a oeste, o líder da etapa na noite passada recuou para trás dos barcos holandeses.

 

“Estávamos na fila para ir para o interior, para a Alemanha e para o topo da Holanda, e tardiamenteoptamos por ir por oeste - e como resultado, perdemos para o Brunel e AkzoNobel que optaram mais cedo por este lado, ”disse Blair Tuke do MAPFRE.

 

“É complicado, mas temos que fazer o que achamos certo para chegar lá mais rápido. Ambos os barcos que temos que bater estão a ir de maneiras diferentes. Nós vamos ter que lutar até ao fim. Haverá uma compressão quando chegarmos ao final, ainda há muito por jogar. Ainda bem que ainda estamos aqui e na luta.

 

Às 08:00 UTC de domingo, as posições são claras, mas não decisivas.

 

A equipa do Simeon Tienpont, AkzoNobel, está-se a preparar para a vitória na etapa, mas apenas 0,1 milhas à frente do Team Brunel, de Bouwe Bekking. O MAPFRE de Xabi Fernández está a meia milha de distância. O Vestas 11th Hour Racing também está com o grupo offshore, a apenas quatro milhas de distância.

 

Olhando para o Live Tracker, os barcos a leste parecem estar em apuros, quase 50 milhas atrasados. Mas, na realidade, a diferença em termos de distância à vela são 18 milhas. E a previsão da diferença no final pode ser de apenas 15 minutos. O facto é que a corrida está longe de terminar .

 

Dee Caffari, no Turn the Tide on Plastic e o SHK / Scallywag, de David Witt fizeram a opção costeira, estão aproximadamente 10 milhas atrás do Dongfeng. A equipa de Caffari atualmente tem uma margem de duas milhas sobre os Scallywags, o que poderia levá-los a trocar de posições na classificação geral. Se isso acontecer, as In Port Race Series será o fator de desempate, com a última regata a ser disputada a 30 de junho. 

 

O atual ETA prevê que os líderes cheguemhoje à tarde entre as 17:00 e as 17:00 UTC - no final da tarde, hora local, em Haia.

 

Classificação da 11ª etapa da Volvo Ocean Race - 08:00 UTC Domingo 24 de junho

 

1. AkzoNobel - 62,7 milhas náuticas para terminar
2. Brunel - +0,1 milhas náuticas
3. MAPFRE - +0,6 milhas náuticas
4. Vestas 11th Hour Racing - +4,7 milhas náuticas
5. Dongfeng Race Team - +49,6 milhas náuticas
6. Turn the Tide on Plastic - +56,6 milhas náuticas
7. SHK / Scallywag - +58.6 milhas náuticas

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 7 de agosto de 2020 – 15:27:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...