O Team Brunel passa para a frente numa luta titânica, em direção a uma final ao photo-finish
A equipa de Bouwe Bekking, o Brunel, passou pela maior parte da frota nas últimas 24 horas, e passou o MAPFRE na manhã de hoje e assumiu a liderança na 10ª etapa da Volvo Ocean Race.
Mas, com menos de 200 milhas para chegar à linha de chegada em Gotemburgo, na Suécia, menos de 10 milhas separam as seis primeiras tripulações. Nenhuma posição é segura e a luta é implacável.
Num claro sinal, Bekking e sua equipa mostraram que estão de olhos postos na vitória mesta edição da Volvo Ocean Race, ao mesmo tempo em que aumentaram o ritmo durante a noite e conseguiram uma vantagem de meia milha sobre os seus rivais espanhóis.
O veterano skipper holandês, participou nas sete anteriores edições da Volvo Ocean Race. Começou em 1985-86, e apesar de muitas vitórias em etapas, Bekking nunca levantou o troféu.
No entanto, ele poder estar prestes a ter a sua melhor hipótese de fazer história.
Se a etapa terminasse esta noite com as equipas nas posições que ocupam atualmente, tanto Brunel quanto o MAPFRE ficariam empatadas no topo da classificação com 65 pontos, enquanto o Dongfeng Race Team, atual líder da classificação geral, cairia para terceiro com 64 pontos.
Tendo tido um início lento na competição, o Brunel terminou no pódio nas últimas três etapas, vencendo a 7ª e a 9ª, amealhando 37 dos 39 pontos possíveis.
Esta performance fez com que eles voltassem à luta - e uma vitória na 10ª etapa confirmaria suas hipóteses para a vitória nesta edição da Volvo Ocean Race.
"Como vimos em todas as etapas, isto não termina enquanto não se cruzar a linha de chegada", disse Kyle Langford, do Brunel.”
“Estivemos com azar, estávamos na frente da etapa para Newport e perdemos por 30 segundos!”
“Sabemos que tudo é possível até ao final, então temos que manter uma atitude otimista, mesmo que estejamos atrasados. Mas nós somos positivos, eu acho, que podemos ganhar esta etapa e também a prova, pelo que temos que continuar a fazer o que temos estado a fazer. ”
Tendo liderado a classificação geral no início, antes de serem apanhados, a tripulação do MAPFRE está ciente da complexidade da situação.
"Estamos todos a dar o máximo que podemos", disse Antonio 'Neti' Cuervas Mons do MAPFRE. “Acho que o Brunel encontrou uma nova configuração, que os fez navegar mais rápido que nós. Nós somos, talvez, mais rápidos que eles a favor do vento. A etapa será decidida nas próximas horas, temos que continuar a pressionar o máximo possível. ”
Entretanto, o Dongfeng estava desesperado por permitir que seus rivais o passassem, enquanto a frota contornava a costa sul da Noruega com ventos de mais de 30 nós.
"Não foi a melhor noite que tivemos no Dongfeng - temos navegado bastante devagar e não sabemos porquê", disse Kevin Escoffier, do Dongfeng.
"É muito irritante. Estávamos atrás do MAPFRE, mas o Brunel passou-nos, assim como o Turn the Tide on Plastic e o AkzoNobel.
"Agora conseguimos passar o Turn the Tide, mas ainda há muito trabalho a fazer para voltar a estar próximo do Brunel e do MAPFRE, e poder lutar pela vitória na reta final."
O último ETA vê os líderes a chegar a Gotemburgo por volta de 20:30 UTC (22:30, horário local), depois de percorrerem 1.300 milhas desde Cardiff, no País de Gales.
O tracker permanecerá ao vivo para o resto da prova, o que significa que os fãs podem acompanhar toda a ação das etapas 10 e 11, em tempo real.
Classificação da 10ª etapa da Volvo Ocean Race às 12:30 UTC
1. Team Brunel - 175,7 milhas náuticas para terminar
2. MAPFRE - +0.7 milhas náuticas
3. team AkzoNobel - +3,8 milhas náuticas
4. Dongfeng Race Team -+ 6,0 milhas náuticas
5. Turn the Tide on Plastic - +6,5 milhas náuticas
6. Vestas 11th Hour Racing - +9.8 milhas náuticas
7. SHK / Scallywag - +42.0 milhas náuticas
Classificação da Volvo Ocean Race após a 9ª etapa
1. Dongfeng Race Team - 60 pontos
2. MAPFRE - 59 pontos
3. Brunel - 57 pontos
4. AkzoNobel - 48 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing - 36 pontos
6. SHK / Scallywag - 29 pontos
7. Turn the Tide on Plastic - 26 pontos
* Um ponto adicional será concedido à equipa com o melhor tempo decorrido na conclusão da prova em Haia. Atualmente, para já o Dongfeng ganharia este ponto.
** Se houver empate na classificação geral da prova, no final das etapas, a classificação das In-Port Race Series será usada como factor de desempate.
Classificação das In-Port Race Series da Volvo Ocean Race
1. MAPFRE - 56 pontos
2. Dongfeng Race Team - 49 pontos
4. Brunel - 41 pontos
3. AkzoNobel - 39 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing - 26 pontos
6. Sun Hung Kai / Scallywag - 21 pontos
7. Turn the Tide on Plastic - 17 pontos