12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Leg Zero: Mapfre vence mais uma etapa em teste para Volvo Ocean Race

 

Os espanhóis do MAPFRE foram os primeiros a cruzar a linha de chegada da terceira etapa da chamada Leg Zero - série de regatas-teste da Volvo Ocean Race. Na madrugada desta sexta-feira (11), o time liderado pelo campeão olímpico Xabi Fernández aportou em Saint-Malo em primeiro, com boa vantagem para Team Brunel e Dongfeng Race Team, segundo e terceiro colocados, respectivamente. 
 
"Foi um resultado muito bom para nós. Uma etapa boa do começo ao fim!", disse Xabi Fernández, da MAPFRE. "Nós fizemos a melhor escolha buscando o caminho pelo mar aberto, achamos brisa e fugimos das correntes. As outras equipes se atrapalharam das correntes. Estou satisfeito com o nosso resultado''.
 
A diferença do MAPFRE para o Team Brunel foi de 41 minutos ou 7 milhas náuticas. A escolha de ir para offshore (mar aberto) fez com que os espanhóis fizessem menos manobras para escapar das correntes e a velocidade do barco foi maior, apesar de ter velejado mais milhas.
 
O barco da Espanha soma duas vitórias e um segundo lugar na Leg Zero e lidera a classificação geral. ''Os resultados são importantes para nós, estamos treinando por um tempo, então é bom ver o trabalho dar resultado'', completou Xabi Fernández.
 
O segundo colocado, o Team Brunel, teve a estreia do velejador do momento a bordo. O neozelandês Peter Burling - campeão da Rio 2016 e da America's Cup - velejou no leme do veleiro da Holanda.
 
''Foi ótimo correr a bordo do Brunel. Eu tenho muito a aprender ainda, mas a Leg Zero é uma boa maneira pra isso. É uma pena ter perdido para os caras do MAPFRE'', falou Peter Burling.
 
Resultados:
1. MAPFRE 
2. Team Brunel 
3. Dongfeng Race Team 
4. Vestas 11th Hour Racing 
5. Team AkzoNobel 
6. Turn the Tide on Plastic
7. Sun Hung Kai/Scallywag
 
A próxima etapa da Leg Zero será a última e terá o percurso de Saint-Malo para Lisboa, em Portugal. A largada será no domingo (13) e a flotilha deve chegar até a outra quarta-feira (16). Antes de deixar o porto francês, os fãs locais poderão ver de perto uma regata Pro-Am com convidados para apresentar a flotilha da Volvo Ocean Race.
 
"É realmente interessante adicionar Saint-Malo ao percurso, pois exige bastante técnica para chegar aqui, com muita maré e riscos de navegação no caminho. É um teste aos navegadores", disse Dee Caffari, do Turn the Tide on Plastic.
 
A MAPFRE agora tem uma vantagem de três pontos no topo da classificação da Leg Zero. Lembrando que as regatas-teste não valem pontos para a Volvo Ocean Race, que começa em 22 de outubro.
 
Classificação geral:
1. MAPFRE 23 pontos
2. Team Brunel 20
3. Dongfeng Race Team 19
4. team AkzoNobel 15
5. Vestas 11th Hour Racing 12
6. Turn the Tide on Plastic 9
7. Sun Hung Kai / Scallywag 7
 
 


 

terça-feira, 17 de outubro de 2017 – 03:41:30

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...