18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa de Glasgow 2018

 

Realizou-se a 9, 10 e 11 de agosto o Campeonato da Europa de Triatlo, em Glasgow

 

O Campeonato da Europa de Glasgow incluiu três provas: a competição feminina, a prova masculina e a prova por equipas.

 

No dia 9 de agosto, foi a vez de Melanie Santos, Andreia Ferrum e Madalena Almeida entrarem em prova. Melanie saiu da água em 14º, posicionando-se 12º lugar no segundo grupo de ciclismo, a cerca de 1’20’’ do grupo da frente.

 

Já na transição do ciclismo para a corrida, a triatleta do Benfica saiu na décima posição, mantendo-se consistente no grupo entre a 5ª e a 8º posição, fazendo um bom segmento de corrida e acabando por terminar a prova em 10º, com 2:03:18, alcançando o objetivo do top 10.  A triatleta portuguesa considera que a prova correu bastante bem: «Já não fazia um triatlo na distância olímpica há algum tempo, evitei uma queda e consegui um top 10 que me deixa bastante motivada para as restantes provas», afirmou Melanie Santos.

 

De facto, Melanie conseguiu desviar-se quase milagrosamente de uma queda que envolveu quatro triatletas, mantendo-se assim em prova.

 

Andreia Ferrum e Madalena Santos, as outras triatletas portuguesas em competição, não conseguiram completar a prova.

 

Nicola Spirig, da Suíça, venceu a competição com 01:59:13, seguida da inglesa Jess Learmonth que completou a prova com mais 33’’ com 1:59:46. O pódio ficou completo com Cassandre Beaugrand, da França, com 2:00:57.

 

Prova masculina no Campeonato da Europa Glasgow 2018

 

No dia 10 de agosto realizou-se a prova de elite masculina onde marcaram presença João Silva, Miguel Arraiolos, Pedro Gaspar André Dias.

 

A prova não correu bem à armada lusitana; João Silva e Pedro Gaspar acabaram em 36.º e 41.º lugar, respetivamente, enquanto André Dias e Miguel Arraiolos desistiram da competição, este último por não se sentir bem e ter preferido reservar-se para a competição por estafetas, a decorrer no dia seguinte.

 

As estafetas mistas: Melanie Santos, João Silva, Helena Carvalho e Miguel Arraiolos

 

A última prova de estafetas mistas constituída por quatro triatletas portugueses realizou-se no sábado, 11 de agosto, com a equipa nacional a completar a prova em 1:16:42, classificando-se na 7ª posição, num total de 18 equipas. Esta prova assegurou uma subida significativa no ranking da disciplina e um lugar na participação em provas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

Esta última prova de triatlo do Campeonato da Europa de Glasgow, no formato de estafetas, é uma competição que conta com quatro elementos – duas mulheres e dois homens -, em que cada um deles tem que realizar um triatlo na distância super sprint. As distâncias podem variar dentro de certos limites, sendo que esta prova contou com 300 metros de natação, 5,9kmde bicicleta e 1,5km de corrida.

 

Independentemente da distância exata, trata-se de um triatlo muito rápido, onde os triatletas tentam dar sempre o seu máximo em todos os segmentos, tornando-se muito dinâmico pelo cenário que está constantemente a mudar, quer de modalidade, quer de atleta.

 

Melanie Santos fez uma excelente prova, passando em terceiro lugar o testemunho ao seu colega de equipa João Silva, que conseguiu fazer os três segmentos de forma muito consistente, saindo nos primeiros lugares da água, e continuando sempre no grupo da frente do ciclismo, obtendo um quarto lugar na troca para Helena Carvalho, a terceira triatleta em prova. A triatleta portuguesa conseguiu posicionar-se muito bem na natação, tal como habitual, saindo em segundo lugar deste segmento, conquistando dois lugares à equipa, acabando por perder algumas posições na corrida, mas mantendo-se sempre nos primeiros lugares.

 

«Foi a nossa segunda prova de estafeta e conseguimos sempre um top 10, isso só significa que somos uma equipa forte», afirmou Melanie. A triatleta pensa que necessitam de mais tempo e de aperfeiçoar alguns detalhes, mas que tudo correu bem para satisfação de todos!

 

João Silva considerou que ‘a prova correu bem, sempre dentro dos lugares cimeiros e com uma equipa consistente’ opinião partilhada por Helena Carvalho, a terceira triatleta a entrar em prova. «Em relação à minha parte, depois do João me entregar o testemunho, consegui voltar a chegar à frente no segmento de natação, aguentei o ciclismo na frente, com exceção de Nicola Spirig, a triatleta suíça que fugiu no ciclismo. Fiz o que pude, mas perdi um pouco o contacto com a frente na corrida antes de entregar o testemunho ao Miguel», explica Helena.

 

O último elemento da equipa portuguesa, Miguel Arraiolos, fez uma boa prova, mantendo-se no primeiro grupo, acabando a competição na 7ª posição. «Ficámos sempre nos primeiros lugares a disputar as medalhas. Acabou por ser positiva a competição porque nos posicionámos bem no ranking olímpico».

 

Nesta prova de estafetas, o primeiro lugar foi para a França, seguindo-se a Suíça – com destaque para Nicola Spirig (medalha de ouro na prova individual) pelas posições que conseguiu conquistar à equipa, colando-se ao primeiro grupo de ciclismo, conseguindo ultrapassá-lo e posicionar-se em primeiro lugar, fazendo uma prova sem adversárias. A Bélgica fechou o pódio desta competição.

 

«Com a realização desta segunda prova de estafetas, as duas no top 10, Portugal cimenta a sua posição no ranking, o que é positivo. Estamos a perceber como é que é o funcionamento dos triatletas a competir em equipa, uma prova com características distintas da competição individual», afirmou Vasco Rodrigues, presidente da FTP. O presidente explica que os objetivos deste primeiro ano de qualificação passam por ganhar experiência e por conseguir a presença nas competições de apuramento olímpico, pelo que o balanço desta competição é positivo. De lembrar que este formato de prova de estafetas será pela primeira vez realizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:44:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...