18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ana Filipa Santos vence o Campeonato Ibérico de Média Distância

 

A triatleta portuguesa Ana Filipa Santos é bicampeã ibérica de Triatlo de media distância

 

Dia 17 de junho realizou-se o Triatlo de Salamanca 2018 que recebeu o Campeonato Ibérico de Média Distância, uma prova que integra os calendários competitivos da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação Espanhola de Triatlo. A primeira edição foi o ano passado em territorio nacional, em Monte Gordo, e este ano passou para Espanha, tendo recebido 50 portugueses.

 

No total, foram quase 400 triatletas que alinharam à partida na distância média e standard e que puderam desfrutar do melhor de Salamanca, da vista do rio da Ponte Romana, ou da catedral da bela cidade espanhola.

 

O percurso de natação realizou-se no rio Tormes, junto à catedral de Salamanca e à ponte de Juan Carlos I. 1,9k, na média distância e 1,5km para a distância standard. O ciclismo passou pela ponte Romana, com quatro voltas para a média distância e duas na distancia standard, com transição no Passeio do Congresso.

 

Os pódios em português do Campeonato Ibérico

 

Em femininos a vitória foi portuguesa com Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, a ficar na primeira posição; a triatleta portuguesa que tinha ganho a primeira edição do Campeonato Ibérico em Monte Gordo revalidou assim o título, conseguindo uma vantagem de quase dois minutos sobre Cristina Roman e a Verónica Uribe, na segunda e terceira posições respetivamente.

 

«Foi uma prova desafiante, com um percurso de natação com corrente no retorno, um percurso de ciclismo com ‘sobe e desce’ e com piso sinuoso. A corrida passa também por um circuito urbano com o piso em paralelo, tem um pouco de tudo», explica Filipa. A triatleta portuguesa encontra-se ainda numa fase de carga em preparação para o Campeonato do Mundo que se irá realizar na Dinamarca, no dia 14 de julho. «Sabia que provavelmente me iria sentir mal, mas ser triatleta é mesmo isso, temos que nos preparar para as piores sensações e saber lidar com elas!» Para Ana Filipa Santos que tinha alguma esperança de ganhar em Salamanca, é necessário arranjar estratégias mentais para ultrapassar as dificuldades. «Eu uso uma técnica que é a ‘ancoragem’, em que penso numa coisa ou situação muito boa e tento agarrar-me mentalmente a isso, para poder ‘sair’ um pouco daquele sofrimento». A triatleta nacional isolou-se logo na água, mantendo a posição ao longo da prova, ficando satisfeita por ter alcançado o objetivo de vencer a competição! O próximo objetivo será a 14 de julho…

 

O primeiro português a passar a meta foi Jorge Duarte, da equipa da Marinha Portuguesa, que alcançou o terceiro lugar da geral. A equipa da Marinha venceu a competição por equipas.

 

«Como é habitual, perdi muito tempo na natação para os primeiros triatletas», explicou Jorge Duarte que referiu também a confusão dentro de água até à primeira boia. «Depois foi sempre a tentar perder o menor tempo possível, embora tenha perdido mesmo assim mais de 6 minutos em relação ao primeiro, pelo que saí em 31º lugar.» O Triatleta da Marinha considerou o percurso de ciclismo com alguma dureza no ‘sobe e desce’ e «como é um segmento onde me sinto muito bem, recuperei 27 lugares e saí para a segunda transição na quarta posição, fazendo o segundo melhor tempo parcial com média de 36,2km». Jorge entrou no percurso da corrida sempre com a ideia que ser possível chegar ao pódio, o que efetivamente aconteceu – 1h14 –  acabando por conquistar a medalha de bronze.

 

A equipa da Marinha conseguiu também ser a melhor equipa da competição, com este 3º lugar, 15ª posição do Idelfonso Mendonça e o 22º lugar de Luís Fernandes.

 

O triatleta mais rápido a realizar a prova foi Diego Paredes, ficando a seis minutos do segundo classificado Alberto Bravo.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 22:36:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...