11 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

João Pereira e Vasco Vilaça conquistam ouro histórico para Portugal

 

João Pereira e Vasco Vilaça foram as duas grandes figuras do Campeonato da Europa de Triatlo disputado este fim de semana em Kitzbuhel, Áustria. Numa edição inédita para as cores nacionais os dois triatletas sagraram-se Campeões da Europa de Triatlo nos escalões Elite e Júnior, respectivamente. Resultados históricos para Portugal que somou mais uma medalha de bronze conquistada por João Silva, na prova da Elite masculina, e que confirmaram o nosso país como uma das potências europeias da modalidade.

 

O Campeonato da Europa de Triatlo levou alguns dos melhores triatletas da modalidade às belíssimas paisagens da cidade austríaca para competir ao longo de três dias de provas. A comitiva lusa, composta por 12 atletas, procurou a disputa do título europeu em provas dos escalões Júnior e Elite.

 

O primeiro dia de competições, 16 de Junho, foi reservado às senhoras e ficou marcado pelas condições climatéricas adversas que colocaram à prova todas as participantes. Na prova Júnior do europeu feminino Gabriela Ribeiro e Mariana Vargem foram as duas representantes lusas a alinhar à partida. A primeira surgia entre o top10 no final dos 750m de natação que marcaram o segmento inicial da prova e iniciou o ciclismo no grupo da liderança. Ao longo do exigente percurso de 20km o piso molhado e a dificuldade técnica apresentaram-se como o principal fator de seleção para se manter no grupo. A jovem triatleta lusa acabou por perder contacto com o mesmo nos momentos finais do segmento e lançou-se para a corrida com vontade de recuperar posições. Gabriela Ribeiro conquistou o 15º lugar entre as Júnior femininas e foi a melhor portuguesa em prova. Mariana Vargem saiu atrasada da água e, apesar do esforço demonstrado ao longo da prova, esse fator acabou por ser condicionante. Terminando a prova na 41ª posição.

 

A competição Júnior feminina foi ganha pela britânica Kate Waugh que cortou a meta com uma vantagem de apenas 3 segundos em relação à belga Sif Madsen, segunda classificada. Jessica Fullagar, França, encerrou o pódio feminino na terceira posição.

 

No mesmo dia a Elite feminina entrou em competição para a disputa de uma prova em formato Standard. Vanessa Fernandes assinalou em Kitzbuhel o regresso aos campeonatos da Europa ainda que não se apresentando nas condições ideais. No final dos 1,5km do segmento de natação a triatleta lusa surgia com algum atraso em relação à concorrência. Foi forçada a assumir, sozinha, a despesa do duro percurso de 40km de ciclismo e sentiu não ter condições para concluir a prova. Acabando por abandonar a competição momentos antes do inicio da corrida.

 

Jessica Learmonth foi a grande vencedora da competição e levou para o Reino Unido mais um ouro no europeu. A sua compatriota, Sophie Coldwell, foi segunda classificada e a italiana Alice Betto terminou a prova na terceira posição.

 

Apesar dos resultados no primeiro dia de competições não terem feito justiça às expectativas da participação lusa neste Campeonato da Europa de Triatlo o dia sábado, 17 de Junho, ficou reservado ao protagonismo da nossa seleção. Primeiro por intermédio de Vasco Vilaça, nos Juniores, depois por parte de João Pereira e João Silva, nas Elites.

 

Com 5 triatletas lusos presentes a prova Júnior masculina ficou marcada pelo grande número de atletas que formou o grupo da liderança durante o percurso de ciclismo. Vasco Vilaça foi o primeiro português à saída da água e, desde os momentos iniciais da prova, disputou as principais posições de destaque. Tiago Fonseca, Duarte Brás e Ricardo Batista terminaram o segmento inicial em posições que lhes permitiram vir a integrar o grupo da frente da prova. No final dos 20km de ciclismo os quatro triatletas nacionais mantinham-se em posição de disputar os lugares cimeiros da competição e iniciaram o percurso de corrida com vontade de representar o nosso país ao mais alto nível. Vasco Vilaça confirmou a razão pela qual era considerado um dos favoritos à conquista da prova e, com uma prestação irrepreensível, conquistou o primeiro título europeu de juniores masculino para Portugal. O triatleta português provou ser mais o forte em competição e, ao sprint, colocou o espanhol Javier Perez na segunda posição e o húngaro Csongor Lehmann em terceiro. Tiago Fonseca terminou a prova na 14ª posição, Duarte Brás foi 19º classificado e Ricardo Batista foi 24º. Tiago Pinto saiu com algum atraso da natação e cumpriu a prova num grupo perseguidor, terminando a sua prestação no 39º lugar.

 

Mais tarde foi dado o tiro de partida para a competição da Elite masculina. Ao trio olímpico do Rio de Janeiro, composto por João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos, juntou-se Pedro Afonso Gaspar para a sua estreia em campeonatos da Europa no escalão máximo da modalidade. À saída da água apenas João Pereira e João Silva se apresentavam em posição de disputar um lugar entre a liderança da prova. No final do percurso de ciclismo os dois atletas rapidamente se colocaram na frente da corrida e foram responsáveis por momentos de enorme qualidade. Mantiveram-se no restrito grupo de atletas que seguia na frente dos 10km de corrida e, com dois dos melhores parciais na competição, protagonizarem um espetáculo competitivo até à reta final. Num momento inédito para a história da modalidade em Portugal, João Pereira bateu ao sprint o francês Raphael Montoya e conquistou o título de Campeão da Europa de Triatlo. João Silva, a apenas 4 segundos de Pereira, encerrou o pódio masculino na terceira posição e confirmou as duas medalhas para Portugal na prova da Elite masculina.

 

Pedro Afonso Gaspar cumpriu uma natação de boa qualidade mas, vitima de dificuldades sentidas durante a transição, perdeu contacto com o grupo perseguidor e terminou a prova na 40ª posição. Miguel Arraiolos não se sentiu em condições de disputar a competição e abandonou a prova durante o segmento de corrida.

 

No dia de hoje, domingo 18 de Junho, a estafeta mista júnior entrou em competição inspirada e com vontade de representar o nosso país ao mais alto nível. Infelizmente, fruto de um acidente durante o percurso de ciclismo de uma das nossas atletas, a equipa foi forçada a abandonar a competição e colocou um fim à prestação da comitiva lusa neste Campeonato da Europa de Triatlo.

 

O espetáculo Nacional foi presenteado por parte de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, e colocou o nosso país no topo do Triatlo europeu. Com um total de 3 medalhas conquistadas, dois ouros e um bronze, e com o privilégio de fazer soar o Hino Nacional por duas vezes, o balanço da presença portuguesa em Kitzbuhel é extremamente positivo e deixa grande orgulho nos resultados conquistados.

 

 


 

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 – 09:35:31

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...