11 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal triunfantes em Altura

 

 

O Triatlo de Altura marcou mais um fim de semana preenchido de emoção e competitividade que trouxe à região algarvia mais de três centenas de triatletas de todas as zonas do país. O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica foram os grandes vencedores da etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo e o Sport Lisboa e Benfica sagrou-se Campeão Nacional de Clubes de Estafetas Mistas.

 

Sábado, 18, foi dia de disputar a primeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo. Uma prova que ficou marcada pela presença dos Olímpicos João Pereira e Miguel Arraiolos e que reuniu uma grande camada humana na zona marítima de Altura.

 

Com duas partidas distintas as senhoras foram as primeiras a enfrentar o mar do Algarve. Helena Carvalho, Sporting Clube de Portugal, provou mais uma vez as suas excelentes capacidades enquanto nadadora e liderou os 750m de natação que compuseram o primeiro segmento da prova. Ao longo do percurso de ciclismo formou-se um grupo na liderança da competição composto pelas principais candidatas à vitória. Grupo que surgia encabeçado por intermédio de Melanie Santos, Sport Lisboa e Benfica, que se apresentava com favoritismo ao triunfo na etapa. A internacional portuguesa cumpriu o melhor parcial na corrida e venceu a competição com uma vantagem confortável sobre a concorrência. A britânica Hannah Kitchen foi segunda classificada e a jovem cadete Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, conseguiu um excelente terceiro lugar.

 

Nos homens não seriam expectáveis muitas surpresas e o principal candidato à vitória surgia por intermédio do quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, João Pereira. Contudo, a prova ficou marcada pelo intenso nível competitivo que se fez sentir ao longo do dia. Desde os momentos inicias da prova, durante o segmento de natação, e ao longo de todo o percurso de ciclismo e de corrida, numerosos grupos de triatletas percorreram as estradas e ruas de Altura a grandes velocidades. João Pereira foi mesmo o primeiro a cortar a meta final e Miguel Arraiolos, colega de equipa no Sport Lisboa e Benfica e igualmente Olímpico no Rio, foi segundo classificado. O pódio masculino foi encerrado por intermédio de Duarte Brás, Outsystems Olímpico de Oeiras.

 

Em termos coletivos a vitória da primeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi conquistada pelo Sporting Clube de Portugal, em femininos, e pelo Sport Lisboa e Benfica, em masculinos. As duas formações assumem, de agora em diante, a liderança provisória na mítica competição Nacional até, pelo menos, a disputa da segunda etapa. Na competição feminina o Alhandra Sporting Club foi segundo e o Outsystems Olímpico de Oeiras terceiro. Os mesmo clubes ocuparam o pódio masculino, ainda que de forma inversa. O Outsystems Olímpico de Oeiras alcançou o segundo lugar e o Alhandra Sporting Club completou o pódio masculino na terceira posição.

 

No mesmo dia existiu oportunidade para a realização de uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar. A competição composta por uma prova de triatlo, disputada ao longo de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida foi vencida por Alexandre Montez, Rio Maior Triatlo, e por Rita Coelho.

 

Hoje, 19, foi dia de atribuir o primeiro título coletivo da época. Com a disputa do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas as formações reuniram-se na praia de Altura com as táticas e o espírito competitivo alinhados. As equipas compostas por quatro elementos, dois de cada género, que percorreram, entre si, vagas de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, marcaram um evento dinâmico que procurou enaltecer o espírito coletivo. O Sport Lisboa e Benfica foi a formação vitoriosa da manhã e conquistou o título de Campeão Nacional de Clubes de Estafetas Mistas. Apurando-se, desta forma, para o Campeonato Europeu de Clubes, caso o mesmo tenha lugar na presente temporada. A prova ficou ainda marcada pela presença de Vanessa Fernandes, que assinalou desta forma o retorno à nossa modalidade.

 

A luta pelo pódio na competição bateu-se fortemente entre três formações. Outsystems Olímpico de Oeiras, Sporting Clube de Portugal e Alhandra Sporting Club procuraram um lugar nos três primeiros e protagonizaram excelentes momentos competitivos. No final da prova o Outsystems Olímpico de Oeiras alcançou o segundo lugar e o Sporting Clube de Portugal encerrou o pódio na terceira posição.

 

O Triatlo de Altura foi um evento organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim e pela Federação de Triatlo de Portugal onde, alegremente, observamos a família do Triatlo reunida para mais um fim de semana preenchido de competições e de harmonia.

 

 


 

sexta-feira, 24 de março de 2017 – 02:06:45

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- GP3 Test 2017

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...