Disputado este domingo, dia 26, o Triatlo Longo da Caminha foi vencido de forma categórica pelo Atlético CP Triatlo. Num evento organizado de forma conjunta pela Câmara Municipal de Caminha, Associação de Triatlo de Caminha e Federação de Triatlo de Portugal, o clube lisboeta demonstrou superioridade frente à concorrência e conquistou a vitória com uma vantagem superior a uma hora.

 

Mais de uma centena foi o número de atletas que respondeu ao desafio 1,9km de natação, 87km de ciclismo e 21km de corrida. Em representação dos seus clubes, procurando importantes pontos pela disputa da 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo, demonstraram um excelente nível competitivo.

 

Pedro Laginha Palma foi o melhor triatleta em competição. O internacional português em representação do Sport Lisboa e Benfica mostrou superioridade frente a valores especialistas na distância e arrecadou a vitória.

 

Líder desde os momentos inicias da competição, vincou a vantagem no segmento corrida final e distanciou-se por mais de 6 minutos de José Estrangeiro. O triatleta do Atlético CP Triatlo alcançou o segundo lugar da competição e contribuiu de forma categórica para a vitória do seu clube na etapa. Iñaki Carral com o melhor registo da competição no segmento de ciclismo e uma sólida corrida alcançou o terceiro lugar da prova e completou o pódio individual masculino.

 

Vanessa Pereira, Atlético CP Triatlo, confirmou o favoritismo e venceu a prova feminina. Com um excelente segmento de ciclismo ganhou vantagem sobre a líder à saída da água, Joana Fortuna, e não voltou a largar a liderança da competição. Joana Fortuna foi segunda classificada e Arrate Mintegui, Atlético CP Triatlo, completou o pódio na terceira posição.

 

Em termos colectivos a vitória não fugiu ao Atlético CP Triatlo. Pela segunda vez consecutiva em etapas do Campeonato Nacional a formação alcançou a vitória e consolidou a sua liderança numa competição que será disputada a quatro etapas. O segundo classificado voltou a ser o Clube Olímpico de Oeiras, repetindo o feito alcançado em Lisboa, e o SFRAA Triatlo foi terceiro.

 

No mesmo dia foi disputada um Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. A prova disputada num total 1500m de natação, 48km de ciclismo e 10km de corrida foi vencida por Carolina Silva, Associação Académica de São Mamede, e Rui Firmino, Oeiras Sport Clube.