18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Teqers portugueses entre os melhores do mundo - Nuremberga 2022

Portugal encerrou a sua participação no V Campeonato do Mundo de Teqball, realizado em Nuremberga (Alemanha), entre os dias 23 e 27 de novembro. Os Teqers Portugueses competiram com os Melhores do Mundo, na maior prova anual da modalidade, estando representados nas 5 categorias em disputa.
 
1.Singles Masculinos - Dionísio Gonçalves (Academia Ponte de Lima)
O Campeão Nacional ficou inserido no grupo L, onde teve a concorrência de 3 atletas: Gor Sargsyan (Arménia), Jakob Hofmann-Wellenhof (Áustria) e Stephane Danho (Costa do Marfim). Dionísio Gonçalves garantiu um lugar na fase seguinte ao terminar o seu grupo na 2ª posição, superando o austríaco (12-10, 12-4) e o costa-marfinense, por 2 sets a 0, cedendo apenas contra o arménio (4-12, 7-12). Na fase a eliminar (32-avos de final) encontrou o nº10 do ranking mundial, Hugo Rabeux da França. Apesar do esforço, o teqer de Ponte de Lima cedeu pelos parciais 7-12 e 2-12, encerrando a sua participação.
 
2.Doubles Masculinos - António Henriques e João Pinheiro (AP Sintra)
A Dupla Portuguesa de Sintra voltou a repetir a presença em Campeonatos do Mundo, discutindo o grupo D com um par espanhol, Aitor Vives Yera - Javier Asensio Romero, e um par esloveno, Matic Preglav - Dejan Nedic. Os Tricampeões Nacionais Portugueses conseguiram o pleno nessa fase, superando os espanhóis (12-10, 12-10) e os eslovenos (12-3, 12-2). Nos 32-avos de final, voltaram a triunfar, eliminado a dupla montenegrina (Marko Zarkovic - Andrija Jovanovic) em 2 sets (12-11 e 12-6). Os teqers sintrenses encontraram a dupla ucraniana, composta por Dmytro Shevchuk E Oleh Usychenko, nos 16-avos. O jogo revelou-se equilibrado, com ambas as duplas a discutirem cada ponto, mas a vitória acabou por pender para a Ucrânia, com os parciais 10-12 e 11-12, encerrando a caminhada de António Henriques e João Pinheiro entre os 9 melhores do mundo.
 
3.Doubles Mistos - Luís Santos (Associação Funsports, Alfragide) e Manuela Parente (Académico FC, Porto)
A dupla portuguesa estreou-se na maior competição mundial de Teqball no grupo D, com o jogo inaugural frente à 5ª melhor dupla mista do ranking - Hugo Rabeux - Amelie Julian, de França. Os portugueses não conseguiram contrariar o favoritismo dos gauleses, cedendo por 0-2 (6-12 e 2-12). As 2 duplas que também compunham o grupo D, do Senegal e de Madagáscar, não conseguiram competir, dando a vitória aos teqers lusos, que assim se apuraram para a fase a eliminar. Nos 16-avos de final, contra os romenos Szabolcs Ilyes - Rita Mitri, assistiu-se a um jogo equilibrado. Os atletas da Roménia fizeram-se valer da sua experiência, acabando por superar os estreantes portugueses pelos parciais 11-12 e 8-12, que assim terminam entre as 9 melhores duplas mistas do mundo.
 
4.Singles Femininos – Stephanie Brito (Teqballers)
A Luso-americana representou Portugal pelo segundo ano consecutivo na prova, conseguindo ultrapassar a primeira fase, ao ficar em 2º lugar no grupo A, após desaire sobre a nº1 do ranking mundial – Anna Izsak (Hungria) por duplo 3-12 e triunfo sobre búlgara Dani Peleva (não competiu). Nos 16-avos de final, encontrou a nº10 mundial – Kinga Barabasi, da Roménia. Apesar do esforço, Stephanie Brito acabou por ceder por duplo 6-12, encerrando a sua prestação entre as 9 melhores do mundo.
 
5.Doubles Femininos - Stephanie Brito (Teqballers) e Ana Silva (Académico FC, Porto)
Nas duplas femininas, Stephanie juntou-se a Ana Silva, competindo no grupo B da competição, juntamente com as brasileiras Rafaella Fontes - Natalia Guitler (2ª melhor dupla do ranking), as norueguesas Henriette Ingvaldsen - Pernille Ingvaldsen Smith e as checas Gabriela Zachova - Iva Burvalova. As brasileiras confirmaram o favoritismo e triunfaram por 0-2 (2-12 e 6-12). Contra as checas, a dupla lusa saiu vitoriosa por 2-0 (12-6 e 12-11). O jogo que se revelou decisivo pelo 2º lugar e respetivo acesso à fase a eliminar, perante as norueguesas, foi marcado pelo equilíbrio. As norueguesas adiantaram-se no marcador ao vencer o 1º set por 10-12.  Stephanie Brito e Ana Silva conseguiram recuperar e conquistaram o 2º set, também por 12-10. No último e derradeiro set, as norueguesas voltaram as superar as Teqers portuguesas (10-12), que assim terminaram na 3ª posição do grupo B.
 
A comitiva nacional foi ainda composta pelo Presidente da Federação Teqball Portugal - Karoly Henczi e pelo Vice-Presidente - Vasco da Rocha. O árbitro internacional português - Telmo Monteiro também esteve presente no evento (pela 4ª vez em 5 edições) ao serviço da FITEQ.
 
Foto: FTEQBALLPT
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 11:43:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...