Apesar da derrota por 6-3 e 6-3 na primeira ronda do quadro principal do W35 Leiria 2024, a tenista portuguesa Teresa Franco Dias, vendeu bem cara a derrota ante umas das candidatas ao título no Clube Escola de Ténis de Leiria (CETL), Mariam Bolkvadze, da Geórgia, terceira cabeça-de-série e atual 235.ª do Mundo.
Franco Dias, que não tem ranking internacional (já teve, mas perdeu os pontos conquistados), fez a sua melhor exibição do ano, como confessou no final, jogando de igual para igual com uma tenista mais experiente e que sentiu muitos problemas para contrariar as constantes subidas à rede da lisboeta, que conseguiu anular dois match points antes da georgiana consumar o triunfo no nono jogo do segundo set.
Igualmente pelo caminho ficou a jovem leiriense Matilde do Canto Parreira. Com apenas 17 anos e na sua primeira experiência no circuito sénior, a jovem lusa entrou algo nervosa no duelo que manteve com a sueca Tilde Stromquist, tremendo nas alturas decisivas, como aconteceu nos jogos em que disputaram vantagens. Mesmo assim, deixou bons indicadores para o futuro e vai fazer a sua caminhada neste exigente desporto.
Agora, ficam ainda em prova Matilde Jorge, que joga amanhã com a qualifyier Aglaya Fedorova, Ana Filipa Santos, com a alentejana a medir forças com a japonesa Hiroko Kuwata, e ainda Angelina Voloshchuk, que tem pela frente a canadiana Stacey Fung, quarta favorita.
Viktoria Hruncakova, a eslovaca que lidera o rol de inscritas e ocupa a posição 210.ª na hierarquia WTA e que vem de disputar o qualifying do US Open, estreia-se amanhã com a norte-americana Sara Daavetila (605.ª), ao passo que a francesa Manon Leonard, segunda pré-designada e 215.ª WTA, defronta a dinamarquesa Sara Borkop.
Press Officer e fotos: Pedro Couto