14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Borna Coric vai estar no Millennium Estoril Open

Menino-prodígio croata junta-se a Nick Kyrgios

Ex-campeão júnior do US Open já é top 60

Derrotou Rafael Nadal, no final de 2014

Já este ano, venceu Andy Murray, no Dubai

Venceu galardão ‘ATP Star of Tomorrow’ em 2014

 

Após o anúncio da participação de Nick Kyrgios, a organização do Millennium Estoril Open confirma hoje a presença do mais jovem tenista do top 100 mundial – o promissor croata Borna Coric, de 18 anos apenas e actualmente no 60º posto do ranking mundial, a sua melhor classificação de sempre.

 

"É nossa intenção declarada procurar atrair as principais vedetas jovens do circuito e incutir-lhes desde cedo uma boa imagem não só do torneio, mas também da região e do país. E tudo o que referimos relativamente ao Nick Kyrgios se pode aplicar ao Borna Coric: eles são os grandes pontas-de-lança da nova geração”,afirma João Zilhão, director do Millennium Estoril Open.

 

“No ano passado foram apenas eles a fechar a temporada dentro dos 100 primeiros na condição de teenagers. Parece inevitável que Borna Coric se junte ao australiano no top 40 em breve e seria bom que o Millennium Estoril Open lhe servisse de catapulta para uma carreira ao mais alto nível”.

 

Borna Coric (o nome de família pronuncia-se Cho-rich) cresceu a idolatrar o seu compatriota Goran Ivanisevic, campeão de Wimbledon de 2001, e Rafael Nadal – podendo dizer-se que se transformou num autêntico iconoclasta ao derrotar o campeoníssimo espanhol no torneio de Basileia, tornando-se no primeiro tenista de 17 anos a derrotar um jogador do top 3 precisamente desde que Rafael Nadal se impôs a Roger Federer no Masters 1000 de Miami, em 2004. Para além das meias-finais de Basileia, fez quartos-de-final em Umag e ganhou o Challenger de Izmir.

 

Subitamente, o jovem croata que era requisitado por Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic para períodos de treino (dias ou mesmo mais do que uma semana) tornava-se uma ameaça. E voltou a comprová-lo recentemente, derrotando Andy Murray a caminho das meias-finais do cotado torneio do Dubai (perdendo apenas para o futuro vencedor, Roger Federer), depois de já ter forçado o famoso escocês a jogar uma maratona de cinco sets na sua eliminatória de estreia na Taça Davis, em 2013 – pouco depois de ter conquistado o título de campeão júnior do Open dos Estados Unidos e subido ao primeiro posto do ranking mundial de sub-18 com apenas 16 anos. O seu objectivo declarado é ser também número um mundial... mas no ranking do ATP World Tour.

 

O actual líder da classificação, Novak Djokovic, revê-se um pouco nele e o próprio Borna Coric afirma ter um estilo parecido com o do sérvio – tendo a pancada de esquerda a duas mãos como o seu golpe preferido. E, tal como o seu ilustre compatriota Goran Ivanisevic, Borna Coric também não tem papas na língua e afirmou este ano ser o melhor da sua geração – uma tirada que foi prontamente contestada pelo jovem australiano Nick Kyrgios.

 

Os dois teenagers do momento no ATP World Tour estarão em Portugal para jogar o Millennium Estoril Open de 25 de Abril a 3 de Maio – e um duelo entre ambos no maior evento tenístico nacional tornar-se-ia numa importante referência para uma rivalidade que promete dominar o ténis mundial num futuro não muito distante.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 22 de agosto de 2019 – 19:46:45

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...