14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Prozis Surf Pro Espinho: Os melhores juniores europeus regressam a Espinho

O Prozis Surf Pro Espinho 2015, segunda etapa europeia do circuito mundial de surf Pro Junior, tem início esta semana, na Praia da Baía, com a presença de quase 130 surfistas.

 

Dos 90 inscritos na prova masculina, 25 são portugueses, enquanto no feminino vamos contar com a presença de 5 surfistas nacionais, num total de 37 inscritas. Entre estes, destaque para os líderes dos respectivos rankings europeus, os portugueses Miguel Blanco e Teresa Bonvalot, vencedores da primeira etapa do circuito deste ano, também realizada em Portugal.

 

Destaque igualmente para os wildcards, ou convidados da organização – Ruben Vita e António Rodrigues para a prova masculina, e Mariana Assis para a feminina. António Rodrigues, de 17 anos, é conhecido pela sua atitude nas ondas grandes do Inverno português, mas não deixa de entrar nos eventos habituais do surf competitivo, como o Prozis Surf Pro Espinho.

 

António, do Porto, é mesmo o primeiro surfista português patrocinado pela Prozis – líder mundial na distribuição de suplementos de nutrição desportiva, entrando assim como embaixador da marca no primeiro evento surf por esta apoiado.

 

Mas a maior novidade do Prozis Surf Pro Espinho 2015 é mesmo a igualdade de género assumida na atribuição do prize-money do evento, o que acontece pela primeira vez em provas de surf realizadas em Portugal. Num total de 10.000 dólares, o prémio monetário do evento será de 5.000 dólares para a prova masculina e outros 5.000 dólares para a prova feminina.

 

Teresa Abraços, ex-campeã nacional de surf e a primeira mulher portuguesa a receber um prémio monetário num campeonato de surf realizado em Portugal, há precisamente 20 anos, em Espinho, foi o rosto escolhido para embaixadora do Espinho Surf Destination 2015, onde está inserido o Prozis Surf Pro Espinho.

 

“Nunca considerei justa a diferença de prize-money entre homens e mulheres, uma vez que todos temos as mesmas despesas na gestão das carreiras. Louvo a atitude da organização do Espinho Surf Destination e do Prozis Surf Pro Espinho, que assim incentiva o surf feminino e dá um exemplo a toda a sociedade, no que toca à igualdade de género efectiva”, afirma Teresa. “Há cada vez mais mulheres a praticar surf, o seu nível é cada vez mais alto e este tipo de atitudes dá uma grande ajuda no reconhecimento desse valor! Vou lá estar no fim de semana para assistir e aplaudir pessoalmente as raparigas e os rapazes”, conclui a embaixadora do evento.

 

O Prozis Surf Pro Espinho é a segunda etapa europeia do circuito mundial de surf Pro Junior (sub-20) da World Surf League, tem início na próxima quinta-feira, termina no Domingo e encerra o Espinho Surf Destination 2015, que trouxe à cidade de Espinho o melhor surf e bodyboard do país e da Europa.

Periodicidade Diária

terça-feira, 31 de março de 2020 – 00:37:16

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...