18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Projunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição divulgado para a 1ª etapa do Junior Tour

O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 6 e 7 de Abril no Porto e em Matosinhos, naquela que é a etapa inaugural do Junior Tour 2024, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20. Os melhores juniores portugueses vão iniciar a corrida aos títulos nacionais masculinos e femininos composta por quatro etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (18 e 19 de Maio), Aveiro (13 e 14 de Julho) e Santa Cruz (27 e 28 de Julho).  
 
O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na praia de Matosinhos, junto ao Onda Pura Surf Center.
 
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 1: Joaquim Trindade x Francisco Mittermayer x António Marques x Jaime Veselko
Heat 6: João Roque Pinho x Mário Leopoldo x Matias Lopes x Manuel Pirujinho
Heat 10: Martim Fortes x António Bandeira x Tiago Stock x Tomás Carvalho  
 
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 3: Gabriela Dinis x Maria Salgado x Maria Silva x Teresa Quina
Heat 4: Maria Dias x Lua Escudeiro x Núria Maganinho x Ana Lima
 
Além da atribuição dos títulos nacionais, o Junior Tour funciona como uma plataforma de treino em competição para os surfistas juniores ganharem experiência e aperfeiçoarem o seu talento antes de entrarem na carreira sénior na luta pela afirmação a nível nacional e internacional.
 
Junior Tour – Galeria de Campeões
2023 – Martim Nunes & Gabriela Dinis
2022 – Martim Nunes & Érica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
2009 – Frederico Morais & Francisca Santos
 
A importância e o sucesso do Junior Tour que segue os padrões de idades da World Surf League está bem patente em alguns nomes que hoje lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes, entre outros. Martim Nunes e Gabriela Dinis são os atuais campeões nacionais da categoria.
 
Martim Nunes – Bicampeão Nacional Pro Júnior 2022 e 2023
“Ser bicampeão nacional Pro Júnior dá-me mais motivação e confiança. Foi bom ter conquistado esses títulos, mas estamos num novo ano e começa tudo do zero, estou focado nos meus objetivos. No primeiro ano foi com duas etapas e no ano passado foi com três. Não houve grandes diferenças porque fui sempre pensando etapa a etapa, nem estava a pensar no título. Queria simplesmente dar o meu melhor e acabei por conquistar os títulos.  O Porto é um lugar que gosto muito e já me dei bem no passado. Estou com muita vontade de competir e espero que deem altas ondas como no ano passado o que dá sempre uma motivação extra. Espero ter um bom campeonato e conseguir fazer bons heats e bom surf. E, ao mesmo tempo, tentar divertir-me ao máximo.”
 
Gabriela Dinis – Campeã Nacional Pro Júnior 2023
“Vou focar-me heat a heat e tentar mostrar bom surf. A vitória nesta etapa no ano passado deu-me conforto para o resto do circuito e espero começar bem novamente no Porto. Por vezes, as ondas do Porto e Matosinhos podem ser imprevisíveis, mas no ano passado deu boas ondas e espero que este ano seja igual. Os meus objetivos são vencer a etapa e sagrar-me bicampeã nacional Pro Júnior.” 
 
Os surfistas da nova geração da zona Norte do país vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local das ondas do Porto e de Matosinhos. Kekoa Hummel é um desses talentos emergentes que prometem dar o seu melhor para iniciar o Junior Tour com um bom resultado.
 
Kekoa Hummel - surfista local
"Tenho expetativas altas para esta primeira etapa do Junior Tour. Espero passar uns heats, fazer boas ondas e colocar uns bons scores já que vou disputar esta competição aqui na minha praia. Isto é também algo a destacar nesta competição, porque para além de dar protagonismo às ondas da nossa costa, o Pro Junior Porto & Matosinhos traz ao Norte uma competição que junta os melhores surfistas juniores de todo o país. Este ano quero continuar a evoluir no meu surf, com consistência e bons resultados nos heats e divertir-me a surfar com os meus amigos”
 
O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2024. 
 
Marcelo Martins – Organização Wave Series e Projunior Porto & Matosinhos
“Arrancamos em grande com esta 10ª edição do Porto & Matosinhos Wave Series, recebendo a primeira etapa de uma competição muito importante, o Junior Tour, a prova nacional que destaca a nova geração de talentos de surf Sub-20. Temos vindo a assistir a cada ano a uma performance de grande qualidade destes surfistas mais jovens e este ano tenho a certeza de que teremos mais uma competição com atletas de todo o país, cheia de energia e muito bom surf!”
 
Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.
 
Integrada no cartaz do Porto & Matosinhos Wave Series 2024, a primeira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura Surf Center e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Gold Energy, da 58 Surf, da Ramirez, da Solinca, Presto Pizza, da Vitalis, do MEO e do Hospital de Santa Maria – Porto. E conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.
Campeões nacionais Pro Juniores e do Projunior Porto & Matosinhos: Martim Nunes e Gabriela Dinis.
Crédito: Tó Mané Photography 
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de abril de 2024 – 07:17:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...