18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Títulos nacionais Pro Junior vão decidir-se no próximo fim-de-semana em Santa Cruz

É já no próximo fim-de-semana que vão decidir-se no Pro Junior Santa Cruz os títulos nacionais sub-20 masculino e feminino de 2023. A praia do Mirante, em Santa Cruz, vai receber os melhores surfistas nacionais de até 20 anos para a 3ª e última etapa do Junior Tour numa disputa que promete muita emoção até ao fim depois dos bons momentos de surf que se registaram nas duas etapas anteriores.
 
Os beachbreaks da zona Oeste do país são consistentes em termos de boas ondas nesta altura do ano e espera-se assistir a surf de alta performance daqueles que são o presente e o futuro do surf português a nível nacional e além-fronteiras.
 
Martim Nunes e Gabriela Dinis lideram os rankings masculino e feminino do Junior Tour, respetivamente, estando numa boa posição para conquistar o título. No entanto, a concorrência é forte e está à espreita de um deslize de ambos para se sagrarem campeões nacionais da categoria.
 
Ambos dependem apenas de si mesmos para alcançarem o objetivo máximo no circuito precisando de terminar, pelo menos, em 5º lugar. Se isso acontecer será o segundo título consecutivo para Martim Nunes e o primeiro para Gabriela Dinis.  No caso de Martim, os adversários mais diretos são Francisco Ordonhas e Guilherme Costa, sendo que, para a Gabriela, Érica Máximo e a local de Santa Cruz, Maria Salgado, serão os restantes nomes a ter em atenção na luta pelo principal título júnior português 
 
O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova está marcada para as 8.00h de sábado na praia do Mirante.
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 2: Guilherme Costa x Tiago Guerra x Diogo Horta x Sacha Garcia 
Heat 6: Francisco Ordonhas x Miguel Kilford x Salvador Catarino
Heat 7: Martim Nunes x Salvador Dourado x Henrique Gomes
Heat 8: Gustavo Viana x Matias Lopes x Jaime Veselko x Salvador Costa
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Gabriela Dinis x Miriam Julião x Carlota Chaveiro x Ana Mel
Heat 3: Erica Máximo x Matilde Pinto x Sofia Matos x Constância Simões
 
Martim Nunes – Atual líder do ranking nacional Projunior masculino
“As minhas expectativas para esta última etapa não são diferentes de todas as outras. Quero divertir-me ao máximo e mostrar o meu surf, conseguir competir bem, tomar boas decisões e fazer aquilo que consegui fazer nas etapas anteriores. Não sinto pressão por ser líder do ranking. Não é uma questão que pense nisso. Simplesmente penso que tenho de fazer aquilo que fiz nos outros campeonatos e sei que se o fizer vai ser bom. Tenho noção de como as coisas são, mas o que vier de bónus ficarei muito feliz. Santa Cruz é um sítio que, normalmente, dá altas ondas e já fiz lá bons campeonatos. Gosto se surfar naquelas ondas e estou motivado para o campeonato.”
 
Gabriela Dinis – Atual líder do ranking nacional Projunior Feminino
“A expectativa é ganhar. Quero vencer a etapa para ser campeã nacional de Sub-20. Ser líder do ranking neste momento dá-me mais vantagem e confiança. Já estive a competir em alguns campeonatos em Santa Cruz. Aliás, antes do Pro Junior vou estar a competir no campeonato da Europa com a seleção nacional. Gosto imenso de Santa Cruz e tenho ótimas memórias desse sítio e espero que o Pro Júnior nacional possa ser mais uma.”  
 
Marcelo Martins – Organização / Onda Pura
“As praias de Santa Cruz têm sido palco de grandes eventos de surf, como é o caso da etapa anual do WQS, ou do festival Ocean Spirit, no qual esta etapa do Pro Junior está integrada. Este ano recebemos aqui, na Praia do Mirante, a prova que decide o título nacional Sub-20 e que será, com certeza, uma grande competição, já que estão presentes os melhores atletas desta categoria e as previsões de ondas são bastante promissoras”.
 
A ação do Projunior Santa Cruz poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.
 
O Projunior Santa Cruz é uma organização da Onda Pura e da Associação Nacional de Surfistas, insere-se no Festival Ocean Spirit e conta com o apoio local da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
 
Fotos: Tó Mané Photography
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 – 12:37:24

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...