18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Surf: Joaquim Chaves Saúde Best Wave distingue o nível de excelência das melhores ondas

Prémio tem contribuído para puxar pela performance dos melhores surfistas nacionais
 
O Joaquim Chaves Saúde Best Wave é um dos prémios paralelos da Liga MEO Surf que tem contribuído para puxar pelo nível de excelência dos surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional. A distinção para o surfista que faz a melhor onda em cada uma das cinco etapas é um fator acrescido de motivação para os atletas em arriscarem na combinação de manobras mais críticas o que potencia a qualidade do espetáculo.
 
Foram vários os surfistas que já atingiram o patamar da excelência nas quatro de cinco etapas já realizadas com as suas ondas a chegarem aos 8.00 pontos ou acima desta fasquia. No total, foram realizadas 20 ondas com notas excelentes. 
 
Vencedores Joaquim Chaves Saúde Best Wave 2023
Figueira da Foz – Frederico Morais, 8,75 pontos
Porto e Matosinhos – Vasco Ribeiro, 8,60 pontos
Ericeira – Tomás Fernandes, 8,25 pontos
Ribeira Grande – Eduardo Fernandes, 9,00 pontos
 
O destaque, até ao momento, vai para Eduardo Fernandes, que fez a melhor onda da Liga MEO Surf com uma nota de 9.00 pontos em 10 possíveis na etapa da Ribeira Grande, nos Açores.
 
“Foi incrível ter recebido esse prémio. Foi a primeira vez que consegui fazer a melhor onda do evento e veio num momento em que tenho estado a tentar manter-me motivado para continuar a competir. Ter sido eu a fazer a melhor onda nesse evento, no meio de tantos bons surfistas, faz-me acreditar que ainda tenho nível para continuar a competir. Em relação à onda, acho que provavelmente foi a melhor e maior que entrou durante toda a semana [do Allianz Ribeira Grande Pro]. Para as condições que estavam ela era muito perfeita. Lembro-me que não haviam ondas com muito potencial e essa veio incrível, tinha algum tamanho para o que estava a vir, tinha uma parede lisa e longa, o que proporcionou que eu conseguisse aproveitá-la ao máximo. Fiz uma sequência de quatro manobras e foi uma sensação incrível! Acho importante existir este prémio não só pelo prize-money que nos ajuda bastante, mas acho que principalmente puxa por todos surfistas para tentarem o seu melhor durante todo o evento para vencer esse prémio. E, consequentemente, contribui para um bom show para o público que assiste ao campeonato”
 
Outros dos surfistas em destaque é Tomás Fernandes que, na praia onde é local, Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, fez uma onda de 8.25 pontos e venceu igualmente este prémio.
 
“Fico sempre feliz em fazer a melhor onda do campeonato [do Allianz Ericeira Pro] e na casa do excelente com 8.25 pontos. Não estava à espera de ganhar porque fiz a onda ainda numa fase inicial da prova. Foi uma onda onde comecei com um carve e depois deu-me oportunidade de fazer duas manobras de lip e terminei com uma subida na espuma. O facto de haver este prémio na Liga MEO Surf é super importante para a performance dos surfistas porque entramos no heat e queremos dar tudo, fazer a melhor onda e ganhar este prémio. É algo que puxa bastante por nós e é ótimo sermos recompensados por isso, obviamente.” 
 
Top 6 das melhores ondas surfadas este ano (todas as etapas):
Eduardo Fernandes – 9.00 pontos
Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Martim Nunes – 8.75 pontos
Frederico Morais – 8.65 pontos
Vasco Ribeiro – 8.60 pontos
Ian Costa - 8.50 pontos
Tomás Fernandes – 8.25 pontos
 
Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo Joaquim Chaves Saúde patrocina este prémio estando ao lado das melhores ondas e performances dos surfistas masculinos e femininos para além de ser naming sponsor da 2ª etapa da Liga MEO Surf, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, que se realiza no Porto e Matosinhos.
 
Miguel Vieira Marques, diretor de Marketing e Comunicação da Joaquim Chaves Saúde
“O desporto faz parte do nosso ADN e a associação a eventos de Surf, como é o caso da Liga MEO Surf, permite-nos reforçar a nossa ligação e apoio a uma modalidade que tanto se tem destacado no nosso país. A Joaquim Chaves Saúde está comprometida com a prática de atividade física e com a promoção de hábitos de vida saudáveis, algo também sustentado pela aposta no Joaquim Chaves Fitness, no Restelo, e em especialidades médicas, disponíveis nas Clínicas Médicas, cujo foco é a reabilitação desportiva.”
 
A próxima disputa pelo prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.
 
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
 
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 01:59:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...