Contagem decrescente para a 4ª e penúltima etapa da 1ª divisão do surf português que se realiza na Ribeira Grande, nos Açores
Fotos: Cartaz e areal de Santa Bárbara. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Já começou a contagem decrescente para o Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2023, a primeira divisão do surf nacional, que começa amanhã com o call agendado para as 7H00 locais (8H00 em Portugal Continental) e que decorre até Domingo na praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores.
Está tudo a postos para assistirmos à ação ao mais alto nível com a elite do surf nacional na máxima força e preparada para proporcionar um bom espetáculo nas ondas açorianas. A luta pelos títulos máximos do surf masculino e feminino português está ao rubro numa das disputas mais renhidas e emocionantes dos últimos anos, antevendo-se baterias discutidas até ao soar da buzina.
O pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, e a campeã nacional de 2021, Francisca Veselko lideram o ranking masculino e feminino, respetivamente, e vão envergar a licra amarela Go Chill na praia do Monte Verde. Mas a concorrência está bem perto de ambos os surfistas e promete dar tudo para sair dos Açores com a licra amarela. O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, está a apenas 280 pontos do líder antevendo-se um duelo bem aceso com Vasco Ribeiro relembrando a disputa épica a que assistimos na última etapa da Liga MEO Surf do ano passado que decidiu o título nacional a favor de Guilherme, o primeiro da sua carreira. Mas surfistas como Halley Batista, Afonso Antunes, Tomás Fernandes ou Joaquim Chaves também estão à espreita de fazer um grande resultado e baralhar ainda mais as contas do título nacional deste ano. Especial atenção para Joaquim Chaves, atualmente em 5º lugar do ranking geral, mas a pontuar com menos um resultado, depois de ter vencido a última etapa da Liga MEO Surf e de ter ficado em 2º lugar na anterior, pelo que, sem margens para erro, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser determinante para o posicionar como um dos principais candidatos ao título nacional deste ano.
Do lado feminino, Francisca Veselko está em igualdade pontual com Gabriela Dinis, mas devido ao critério de desempate a atual campeã mundial júnior é quem veste a licra amarela da Go Chill. Carolina Mendes segue logo atrás a apenas 130 pontos de distância desta dupla e, com a vitória na anterior etapa na Ericeira, está na luta por um possível terceiro título nacional. Teresa Bonvalot, campeã nacional em título, deixa de estar na corrida ao título deste ano depois das ausências na etapa anterior e agora também na Ribeira Grande.
Além do troféu da etapa e os preciosos pontos para o ranking na disputa pelos títulos nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro é, simultaneamente, a 3ª e última etapa da Allianz Triple Crown que irá distinguir o melhor surfista masculino e feminino no conjunto das três provas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.
A par disto, estão em jogo vários prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.
Francisco Morgado, Diretor de Prova da Liga MEO Surf
“Estamos a acompanhar com muita atenção uma possível ondulação para o último dia do Allianz Ribeira Grande Pro. A alteração para a Praia do Monte Verde deu-nos mais amplitude face às condições de mar, mas também permite uma melhor gestão das marés. Acredito que vamos ter boas ondas ao longo dos dias de competição, sempre com vento offshore ou muito fraco e com a água do mar com temperaturas mais quentes do que em Portugal Continental, permitindo assim que venhamos a ter alguns competidores a fazer surf de calções.”
Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):
1º dia – Sexta-feira, 23 de Junho
07H00 – Call primeiro dia para Round 1 Feminino ou Masculino (por confirmar)
09H00 – Palestra sobre a proteção dos oceanos e limpeza de praia conduzida por Jerónimo Martins e com cerca de 90 crianças de escolas do concelho da Ribeira Grande.
2º dia – Sábado, 24 de Junho
07H00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
16h00 – Sunset Party Corona & Somersby
3º dia – Domingo, 25 de Junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
15h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)
Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 7h00 de 6ªfeira, 23 de Junho (hora local dos Açores)
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.
Mais informações em www.ansurfistas.com.