14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Azores Pro presented by Sumol 14: Vasco Ribeiro é nono classificado

O surfista português Vasco Ribeiro, de 19 anos, terminou ontem a sua prestação no SATA Azores Pro 14 presented by Sumol. Vasco, que até aqui tinha feito uma prestação brilhante neste evento Prime do circuito mundial de qualificação, não encontrou ondas com potencial nos oitavos de final, acabando por perder em nono lugar, para o brasileiro Thomas Hermes, vencedor desta etapa em 2013.

 

“Tinha uma estratégia, que era esperar pelas ondas maiores, mas infelizmente não apareceram durante a minha bateria,” confirmou o líder dos rankings nacional open e europeu júnior. “Houve uma mudança de maré durante o meu heat e as ondas pararam um pouco de entrar… a única melhor que apareceu foi apanhada pelo Thomas, que a aproveitou bem e com isso fez a diferença. Mas não deixa de ser um grande resultado e a confirmação do momento de forma em que me encontro. Estou a sentir-me bem com as pranchas que tenho e agora quero levar este bom momento para os próximos campeonatos,” concluiu o surfista de São João do Estoril, que assim sobe entre 50 a 60 posições no ranking mundial.

 

O outro surfista português ainda em prova ontem, Frederico Morais, também perdeu, mas no quarto round, em 17º lugar, curiosamente de forma semelhante. Na primeira bateria do dia, Kikas não conseguiu responder ao ataque do norte-americano Patrick Gudauskas, ex-integrante da elite mundial, que aproveitou bem um deslize táctico do português, conseguindo a melhor onda do heat, que também acabou por fazer a diferença no resultado final.

 

“Infelizmente remei para uma onda sem grande potencial e acabei por perder a prioridade. Logo a seguir o Pat apanhou a melhor onda que entrou naqueles 30 minutos e conseguiu uma nota de 7.5, que basicamente arrumou com o heat. Mas não deixa de ser com estas situações que aprendemos e este resultado vai dar-me mais uns pontos importantes para o ranking mundial. Este é o meu primeiro ano completo nos Primes do circuito de qualificação, por isso estou a ganhar experiência… e ainda faltam mais quatro etapas destas este ano, por isso ainda muita coisa pode acontecer,” referiu o campeão nacional em título.

 

Com estes resultados, Vasco entra definitivamente no Top 50 e Frederico cimenta aí a sua posição, agora separados por escassos pontos. Com ondas mais pequenas ontem, entre 0,5m e 1m, ficaram ainda no quarto round surfistas como o australiano Nathan Hedge (um favorito do muito público que voltou a encher a Praia de Santa Bárbara), Aritz Aranburu e Mitch Coleborn (integrantes da elite mundial), Santiago Muniz, Ramzi Boukhiam, Keanu Asing e Cooper Chapman.

 

A meio da tarde deu-se início aos oitavos de final, onde Vasco Ribeiro foi eliminado, com metade das baterias desta fase concluídas. Assim, a par de Vasco, ficaram ainda Pat Gudauskas, o bi-campeão mundial júnior Jack Freestone e o actual líder do ranking mundial de qualificação, Matt Banting.

 

Destaque para as prestações dos brasileiros Jesse Mendes e Thomas Hermes, do neo-zelandês Ricardo Christie e sobretudo do italiano Leonardo Fioravanti, de 16 anos, que já se encontram nos quartos de final do SATA Azores Pro 14 presented by Sumol.

 

Depois de um segundo lugar na etapa de Lacanau, França e de uma vitória na de Pantin, Galiza, na semana passada, o jovem italiano mantém um ritmo forte, alcançando já o melhor resultado da sua carreira. Leo foi o responsável pela eliminação de Pat Gudauskas nos oitavos de final, graças a uma última onda decisiva, onde arriscou uma manobra aérea de finalização que lhe valeu a vitória na bateria.

 

Hoje o SATA Azores Pro presented by Sumol 2014 entra no seu quarto dia de competição, a partir das 12h locais, na praia de Santa Bárbara, para a eventual conclusão dos oitavos de final.

 

Se não se encontra em S. Miguel, pode acompanhar toda a prova em directo, através do sítio oficial http://www.aspworldtour.com/events/2014/mqs/1015/sata-airlines-azores-pro,  ou na SPORT.TV3, com comentários dedicados e especializados.

 

O SATA Azores Pro 14 é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Seat e MOCHE, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, SPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Jornal i, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de outubro de 2019 – 18:21:14

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...