18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Candidatos a campeões nacionais da Liga MEO Surf

 
O título nacional masculino de surf vai decidir-se no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf português. Uma etapa que promete muita emoção para a decisão final de uma luta que se prevê muito renhida. Após quatro etapas disputadas, há ainda 12 surfistas com possibilidades matemáticas de serem o campeão nacional de 2022.
 
Candidatos ao título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022
Líder do Ranking: Guilherme Ribeiro
Restantes Candidatos: Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais
Não Elegíveis: Halley Baptista e Arran Strong
 
Com Guilherme Ribeiro a partir na liderança e com a licra amarela Go Chill, há muitos adversários nesta luta particular que prometem dar tudo por terminar na frente do ranking. Alguns mais experientes nestas andanças, outros em estreia. Vários estão a pouca distância da liderança, enquanto outros têm uma matemática mais complicada pela frente. Mas todos com o sonho vivo na luta pelo maior troféu do surf nacional.
 
Aqui ficam cinco minutos de conversa com três desses candidatos ao título: Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes e Tomás Fernandes. 
 
Guilherme Fonseca – Percurso na Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 5.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 5.º lugar
Liga#3 Ericeira – 17.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 2.º lugar
Ranking atual: 2.º lugar com 2480 pontos e a 120 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: ir à final e ficar à frente de Guilherme Ribeiro, Eduardo Fernandes e Tomás Fernandes
 
Eduardo Fernandes – Percurso na Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 9.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 3.º lugar
Liga#3 Ericeira – 9.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 3.º lugar
Ranking atual: 3.º lugar com 2460 pontos e a 140 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche sem Guilherme Ribeiro na final
 
Tomás Fernandes – Percurso na Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 13.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 5.º lugar
Liga#3 Ericeira – 5.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 3.º lugar
Ranking atual: 4.º lugar com 2400 pontos e a 200 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche sem Guilherme Ribeiro na final
 
ANS - Estás surpreendido por chegarem tantos surfistas à etapa final na luta pelo título? Em que posição te colocas nesta luta?
 
Guilherme Fonseca – Vou para esta etapa para ganhar! Estou a treinar para isso e vou preparar-me bastante para esta última etapa, tentando surfar todo o tipo de condições nos Supertubos. Tenho a vantagem de viver perto dos Supertubos, por isso vou tentar surfar lá todos os dias, pelo menos durante o mês que antecede o campeonato.
 
Eduardo Fernandes - A expectativa é sempre a mesma: ir para a etapa para fazer o meu melhor e cometer o mínimo de erros possíveis para alcançar o objetivo. Tenho trabalhado muito todos os dias para estar preparado, motivado e confiante quando chegar o dia.
 
Tomás Fernandes – Não estou com grandes expectativas. Obviamente que gostava de chegar a Peniche e ganhar e, finalmente, ter o título de campeão nacional. Contudo, não tenho essa pressão e não tenho qualquer objetivo competitivo traçado. É algo em que não tenho pensado muito.
 
ANS - Qual o surfista que consideras a maior ameaça nesta luta e qual o que mais gostavas de ver como campeão?
 
Guilherme Fonseca – Penso que a maior ameaça nesta luta é o Frederico Morais, por razões óbvias. Considero-o o melhor surfista português da atualidade, com mais resultados. Se o Vasco Ribeiro for também será uma ameaça, pois surfa muito. O Guilherme Ribeiro também considero uma ameaça porque está na melhor forma da carreira e que também é um dos principais candidatos ao título. Em relação a preferências, gostava que o campeão fosse o Frederico ou o Vasco, pois, na minha opinião, são os surfistas mais fortes a nível nacional.
 
Eduardo Fernandes - Acho que todos os surfistas que estão na disputa pelo título têm boas qualidades e capacidades para sair de lá com o título de campeão nacional.
 
Tomás Fernandes – Talvez considere o Guilherme Ribeiro o surfista mais perigoso nesta luta porque está num bom momento e a surfar bem. Tem mostrado confiança no seu surf e será uma boa ameaça.
 
ANS - Como vai ser ter esta luta alargada num local como Peniche?
 
Guilherme Fonseca – O facto de ser em Peniche é muito importante, porque foi o sítio onde comecei a surfar e surf lá praticamente todos os dias. Sempre que está bom não falho essas sessões. Os meus amigos e companheiros de surf são de Peniche. Por isso tudo, esta é a etapa mais importante para mim. Vou competir em casa. Vou sentir mais pressão, mas isso é algo que tenho vindo a aceitar ao longo do tempo. A pressão faz parte da vida de atleta e temos de aprender a controlá-la.
 
Eduardo Fernandes – Para mim, é indiferente o evento ser em Peniche ou noutro local. Encaro sempre todos eventos com a mesma importância. Quero sempre adaptar-me às condições da melhor maneira e conseguir um bom resultado. É para isso que treino todos os dias.
 
Tomás Fernandes – É importante que a etapa seja em Peniche porque é um sítio com altas ondas. Se Deus quiser, vamos apanhar Supertubos com condições clássicas, para acabar o ano a dar grandes tubos, que é o que mais gostamos de fazer.
 
Além dos surfistas visados na luta pelo título máximo do surf português, Halley Baptista e Arran Strong estão matematicamente na corrida para vencerem a Liga MEO Surf 2022, não estando legalmente habilitados para serem campeões por não terem cidadania portuguesa. Quanto a Frederico Morais e Vasco Ribeiro, ambos são presenças não confirmadas em Peniche.
 
Relativamente aos requisitos indicados para cada surfista obter o título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, apresenta-se o cenário mais admissível face à multiplicidade de possibilidades que se podem vir a verificar pelo facto do grupo de candidatos ser bastante alargado.
 
A 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 28 a 30 de Outubro em Peniche.
 
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
 
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:14:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...