18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Surfamily é já no sábado

Na contagem decrescente para o melhor evento de surf de 2013, o Surfamily encontra-se nos preparativos finais. As inscrições para a competição de pais/filhos vão crescendo à medida que o dia do evento se aproxima.
 
Hoje a família assume um papel determinante na estruturação de uma vida equilibrada e feliz, mesmo num contexto particularmente difícil. O surf enquanto modo de vida determina em muitos momentos o dia-a-dia das famílias, quer porque em determinado momento os pais têm de ajustar os seus horários para irem fazer surf, quer porque os filhos necessitam de acompanhamento para as aulas de surf ou, em alguns casos, para campeonatos. De qualquer forma, o surf ajuda a forjar laços fortes dentro da família e mesmo entre famílias que partilham o prazer de deslizar nas ondas. Foi por esta razão que surgiu a ideia de levar a cabo este evento, que pretende juntar num momento e num espaço, estas famílias.
 
Quando se pensou no evento procurou-se também introduzir algumas novidades, que são de resto uma das marcas da empresa organizadora – a Alfarroba. Por um lado, juntar o surf e o bodyboard, mas não só. Quis-se trazer as pranchas originais (chamadas Alaias) e para isso convidaram-se dois pioneiros em Portugal para trazerem as suas Alaias.
 
A Alaia Surf é um projecto de João Paulo Vieira e Paulo Reis, editor de Economia e sub-editor de Arte da revista VISÃO, que começou no gosto pelo surf “retro” e continuou para o desenvolvimento e produção de pranchas de madeira de paulownia, com cerca de dois cm de espessura e sem quilhas. Esta é uma das experiências que o Surfamily terá para todos. Mas terá ainda dois longboards de madeira feitos por Gonçalo Belmonte, que juntou o prazer de trabalhar a madeira com o prazer do surf e criou a marca Brekelin, que traz para o mundo do surf uma maneira diferente de estar nas ondas.
 
O momento de dificuldade que vivemos levou o Surfamily a integrar também o projecto Surf For Food, que pretende angariar alimentos para famílias carenciadas da zona da Cova do Vapor. Este projecto, iniciado por Nuno Amaro, mentor do evento Surf@Night, na Cortegaça, tem vindo a crescer desde Outubro de 2012.
 
“O Surf For Food nasceu da consciencialização de termos, enquanto surfistas, uma responsabilidade social para com a comunidade que nos rodeia,” afirma Nuno Amaro. “O surf é partilha e, olhando para o estado do país, vemos que há fome e pobreza à nossa volta. O Surf For Food pretende ser um motor de promoção da luta contra essa fome e essa pobreza, uma forma de partilha que tem como princípio a não utilização de dinheiro vivo, um meio de combater a exclusão social e de fazer o que é certo,” conclui o mentor deste projecto. Assim, para participar nas actividades, o contributo de cada família inscrita será feito através de um bem não perecível (arroz, enlatados, leite, etc.), que todos trarão para o evento.
 
Como não poderia deixar de ser, num evento de surfistas conscientes do seu papel de boas práticas ambientais, a Surfrider Foundation Europe, através da sua delegação de Lisboa, vai promover uma limpeza de praia durante a manhã. Para o final do dia está marcado um jantar (luau) a decorrer no Lorosae Beach Club. A este Luau associou-se também o SAL – Surf At Lisbon Film Festival, que decorre na semana seguinte e que vai aproveitar este dia para mostrar alguns filmes da edição de 2012.
 
Este é um evento que conta com o apoio de vários parceiros que, tal como a organização, reconhecem o interesse da família, do surf e da família do surf em Portugal. Assim, no Surfamily 2013, já confirmaram estar presentes a Alfarroba Surf Academy, InLoveForTheOcean, Lorosae Sol Nascente Beach Club, Ahua, Posca, Brekelin, Alaia Surf, Surf At Lisbon, Casa Vinyasa, Amazoo Açaí, Surf For Food e Surfrider Foundation Europe. A competição está homologada pela Federação Portuguesa de Surf e a organização está a cargo da Alfarroba, que conta ainda com a revista Surf Portugal e a empresa Zoom O Foco para apoio na divulgação. 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:36:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...